2ª PROFITECS integra mostras de profissões, serviços, ciência, tecnologia e cultura

Nesta sexta-feira (30) pela manhã, a Universidade Federal de Santa Maria realizou o lançamento da 2ª Profitecs – Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Serviços. Neste ano, a mostra ocorre nos dias 24, 25 e 26 de maio no Centro de Eventos da UFSM.

Confira abaixo, a reportagem com detalhes do lançamento e com o vídeo de apresentação da 2ª Profitecs:

A Mostra busca propiciar à juventude o contato e a melhor compreensão do potencial acadêmico da UFSM. Dessa forma, a Profitecs traz quatro mostras que são realizadas de forma integrada.

Mostra de Cursos e Profissões

Espaço destinado às unidades de ensino superior, básico, médio e tecnológico, além dos hospitais Universitário (Husm) e Veterinário da UFSM, no Pavilhão Polivalente do Centro de Eventos.

No mesmo pavilhão, haverá espaço para instalações de outros setores, como as coordenações, a exemplo da Secretaria de Apoio Internacional (SAI), Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NIT), Coordenação de Educação a Distância (EaD), Coordenadoria de Comunicação; CPD/Multiweb, Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), Editora e Grife e Projetos Especiais. Os estandes devem ter área variando entre 20 e 50 m².

Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação

Área disponível para exposição e informações sobre cursos, pesquisas e projetos especiais, no Pavilhão das Microempresas e, em áreas externas do Centro de Eventos, com estandes de até 40 m².

Mostra de Cultura

Apresentações de música, teatro, danças, artes cênicas, e outras ações como bandas militares, marciais e municipais, espetáculos circenses e exposições de artes visuais. Os espetáculos acontecerão nos diferentes espaços de realização, tanto nas áreas internas, como nas externas, nos turnos da manhã, tarde e noite.

Mostra de Relações Comunitárias e Serviços

Será composta pelas parceiras dos convênios da UFSM, como as entidades públicas, privadas e do terceiro setor, a exemplo de prefeituras, Forças Armadas, Sistema S, entidades empresariais e educacionais, projetos especiais comunitários.

Estará localizada em diversas dependências do Centro de Eventos, a exemplo das casas, áreas abertas, lonões e tendas.

Além das mostras, a Profitecs conta com outras estruturas de serviços de informação e alimentação para os visitantes:

Central Coperves e Prae de Serviços e Informações: a Comissão Permanente do Vestibular (Coperves) e a Prae instalarão estrutura  para receber as escolas visitantes.

Espaço Mídias: a Coordenadoria de Comunicação Social do Gabinete do Reitor recebe e apoia as atividades dos órgãos de imprensa no local.

Praça de Alimentação: situada na área externa do Centro de Eventos; será atendida por diferentes grupos do Projeto Esperança/Cooesperança com lanches, sucos, produtos coloniais, entre outros); pela Usina de Lacticínios da UFSM, com doces de leite, sorvetes, queijos, iogurtes; pelo DTG Noel Guarani, que oferecerá churrasquinho e refrigerantes; e por restaurantes com serviços alternativos de alimentação.

Durante o período da mostra, o Centro de Eventos estará aberto para a visitação entre 9h e 18h, nos dias 24 e 25; e entre 9h e 20h, no dia 26 de maio. O acesso é gratuito para toda a comunidade seja interna ou externa, com identificação (pulseiras).