Pré-vestibular Alternativa celebrou aula inaugural na noite de segunda-feira

Na noite de segunda-feira (26), o Pré-vestibular Popular Alternativa realizou a sua aula inaugural, que ocorreu na sede da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (Apusm). Na ocasião, os 150 estudantes selecionados para a edição de 2012 do projeto puderam conhecer um pouco mais da história do pré-vestibular, criado em 2000 por iniciativa de estudantes da UFSM. Desde então, o projeto oferece a estudantes de baixa renda de Santa Maria e região uma oportunidade gratuita de preparação para o vestibular.

A aula inaugural do Pré-vestibular Alternativa também foi o momento de apresentar aos estudantes o coordenador institucional do projeto, professor João Rodolpho Amaral Flores, que também é pró-reitor de extensão da universidade. Também foi apresentada a coordenação executiva do projeto, composta por seis estudantes de graduação da UFSM e a equipe de mais de 60 educadores voluntários, os quais são profissionais voluntários e estudantes de graduação e pós-graduação da UFSM, Centro Universitário Franciscano (Unifra), e Faculdade Metodista de Santa Maria (Fames).

Em 2012, quatro estudantes surdos foram classificados no processo seletivo do Alternativa. Eles vão assistir às aulas em turma regular, acompanhados de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Por este motivo, também participaram da aula inaugural dois representantes da Escola Estadual de Educação Especial Reinaldo Coser: o diretor Jeferson de Oliveira Miranda e a professora Rosane Brum Mello. Ambos foram convidados a falar sobre a educação bilíngue (português/Libras). Ao final, a aula inaugural foi concluída com um show da banda Opala 79.

As aulas regulares ocorrem no prédio de apoio (antigo hospital universitário) de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h45min, e nos sábados, das 13h30min às 17h30min. O projeto também desenvolve atividades paralelas, como oficinas temáticas, aulões de revisão pré-prova, sarau literário, participação em eventos e na cobertura do Vestibular da UFSM na Rádio Universidade 800 AM e TV Campus.

Mais informações no endereço www.ufsm.br/alternativa.