PRPGP abre 8 editais de iniciação científica e auxílio à pesquisa

A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa está com prazos abertos para inscrições em oito editais internos. A Coordenadoria de Iniciação Científica (CIC/PRPGP) disponibilizou no dia 12 de março os editais do FIPE (ARD, JR e SENIOR), do FIT (Bolsas BIT e BIT Jr.) e do PEIPSM (para mestres). Além desses, há duas novas modalidades de editais: o PROIC HUSM e o PIVIC.

No vídeo abaixo, o coordenador de Iniciação Científica, Alessandro Dalcol Lucio, fala sobre os editais lançados pela PRPGP.

Os editais de todos os programas e as fichas de avaliação podem ser acessados na página da PRPGP (www.ufsm.br/prpgp), no menu EDITAIS, submenu “Editais Internos”. O acesso a todos estes editais também se dá através do Portal do Professor, no menu “Bolsas e Auxílios para Projetos”. Os servidores técnico-administrativos podem acessar através do Portal do Servidor e do Portal do RH.

Acesse os editais dos programas:

– FIPE ARD – Enxoval, CLIQUE AQUI.

– FIPE JÚNIORCLIQUE AQUI.

– FIPE SENIORCLIQUE AQUI.

– PEIPSM (para mestres)CLIQUE AQUI.

– FIT (Bolsas BIT)CLIQUE AQUI.

– FIT (Bolsas BIT JÚNIOR)CLIQUE AQUI.

– PROIC HUSMCLIQUE AQUI.

– PIVICCLIQUE AQUI.

Conheça as novas modalidades:

– Programa de Incentivo à Iniciação Científica do HUSM (PROIC- HUSM) – O PROIC será lançado nesta terça-feira (13), às 15h, no Auditório Gulerpe, mas já está com prazo aberto para as solicitações de inscrição. O programa é destinado a docentes e técnico-administrativos com doutorado, que proponham projetos para o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), contemplando a resolução 022/2011. O PROIC-HUSM destina aos projetos selecionados o valor de R$ 10.000,00, que serão geridos pelos próprios grupos de pesquisa. A avaliação dos projetos será feita pelo Conselho do Programa PROIC-HUSM, que é composto pelo pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da UFSM, pelo coordenador de Iniciação Científica, pelo diretor de Enisno, Pesquisa e Extensão do HUSM, e por mais três membros representantes da grande área do conhecimento Ciência pela Vida, conforme a classificação do CNPq.

Mais informações sobre o PROIC HUSM estão no edital, CLIQUE AQUI.

Cronograma:

Inscrições 12 de março a 01 de abril de 2012.

Avaliação e seleção 02 a 13 de abril de 2012.

Divulgação resultados iniciais 16 de abril de 2012.

Prazo para reconsiderações 16 a 20 de abril de 2012.

Divulgação resultados finais 25 de abril de 2012.

Indicação do bolsista – se for o caso 25 a 30 de abril de 2012.

Prazo para execução financeira Até 30 de setembro de 2012.

Validade das bolsas 01 de abril até 31 de dezembro de 2012.

Relatório De 01 a 31 de janeiro de 2013.

– Programa Institucional de Voluntariado da Iniciação Científica (PIVIC) – O PIVIC não prevê bolsas para os alunos, mas tem o intuito de regularizar a situação dos acadêmicos que atuam em iniciação científica. Para participar do programa, os docentes devem ter os projetos registrados no SIE e podem indicar até dez acadêmicos.

Mais informações sobre o PIVIC estão no edital, CLIQUE AQUI.

Cronograma:

Inscrições: 12 de março a 19 de abril de 2012

Indicação do acadêmico voluntário: 20 a 30 de abril de 2012

Período das atividades: 1 de abril até 31 de dezembro 2012

Relatório final De 01 a 31 de janeiro de 2013

Local: A inscrição será exclusivamente “on line” pelo Portal do Professor da UFSM.