PRPGP cria novas modalidades de editais para produção científica

Para a próxima semana, a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP) projeta o lançamento de três novas modalidades de editais que buscam incentivar a produção científica na UFSM, contemplando servidores e alunos da instituição. Trata-se de três novos programas: o Programa de Incentivo à Iniciação Científica do HUSM (PROIC- HUSM), o Programa Jovens Talentos para a Ciência, e o Programa Institucional de Voluntariado da Iniciação Científica (PIVIC).

Programa de Incentivo à Iniciação Científica do HUSM (PROIC- HUSM) – O PROIC será lançado na próxima terça-feira (13), às 15h, no Auditório Gulerpe. O programa é destinado a docentes e técnico-administrativos com doutorado, que proponham projetos para o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), contemplando a resolução 022/2011. O PROIC-HUSM destina aos projetos selecionados o valor de R$ 10.000,00, que serão geridos pelos próprios grupos de pesquisa. A avaliação dos projetos será feita pelo Conselho do Programa PROIC-HUSM, que é composto pelo pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da UFSM, pelo coordenador de Iniciação Científica, pelo diretor de Enisno, Pesquisa e Extensão do HUSM, e por mais três membros representantes da grande área do conhecimento Ciência pela Vida, conforme a classificação do CNPq.

Programa Jovens Talentos para a Ciência – O programa é voltado para alunos calouros de todas as áreas do conhecimento. A inscrição no programa deve ser feita pelos próprios alunos, que deverão acessar o Portal da Capes entre os dias 12 e 23 de março. Serão 6 mil bolsas distribuídas entre as Instituições de Ensino Superior no país. As universidades com maior demanda receberão o maior número de cotas de bolsas. Os bolsistas selecionados pelo programa receberão o valor mensal de R$ 360,00 pelo período de 12 meses.

Programa Institucional de Voluntariado da Iniciação Científica (PIVIC) – O PIVIC não prevê bolsas para os alunos, mas tem o intuito de regularizar a situação dos acadêmicos que atuam em iniciação científica. Para participar do programa, os docentes devem ter os projetos registrados no SIE e podem indicar até dez acadêmicos.