A volta da memória

Em telenovelas e em filmes, não é rara a ocasião em que um sujeito, depois de passar por um grande tempo dormindo, desperta sem nenhuma recordação de seu passado. Somente a partir da constatação de que não se lembra de absolutamente nada – nem mesmo de suas próprias origens – é que o tal sujeito se dá conta do quão importante é possuir lembranças, histórias e conhecimentos. Geralmente, é a partir daí que o personagem vai à busca daquilo que sua memória garante: uma identidade.

No Portal UFSM, a primeira reportagem da editoria Memória foi publicada em 10 de setembro de 2011. A partir daí, a comunidade santa-mariense ganhou mais um espaço para o resgate e a conservação da história da maior instituição de ensino da cidade, a Universidade Federal de Santa Maria.

De setembro de 2011 a janeiro de 2012 a editoria foi atualizada a cada segunda-feira. Em 2012, a partir de hoje, essa atualização será realizada nas terças-feiras. Neste espaço o leitor continuará encontrando passagens da história da Universidade e conhecendo os personagens – dos mais famosos aos mais anônimos – que compõem esse enredo.

Em Memória, histórias como a da enfermeira Naura Sílvia Machado Coutinho, que viu o Hospital Universitário de Santa Maria crescer e se tornar referência no tratamento de inúmeras doenças na região central do estado do Rio Grande do Sul, seguirão sendo contadas. Aqui será possível conhecer mais histórias como a da professora Beatriz Maria Pippi Quintanilha, que se formou na UFSM em 1979, na primeira turma de Artes Cênicas da Universidade, e que desde 1984 leciona nesse mesmo curso.

A importância da sua colaboração

Ambas as histórias e as demais que contamos foram reconstruídas com o auxílio do Departamento de Arquivo Geral, o DAG da UFSM. Muitas das imagens que ilustram os acontecimentos descritos e muitas das informações que compõem as reportagens de Memória são frutos de pesquisas realizadas nesse departamento, que também teve sua trajetória revista aqui.

Porém, para que a memória da UFSM seja retratada de forma fiel, a participação do leitor é necessária. Envie fotos, sugestões de pautas, entrevistados e demais informações que possam colaborar no resgate e na conservação da história da UFSM para o seguinte endereço: noticias@ufsm.br. A participação da comunidade deverá garantir a valorização dos fatos que marcaram profundamente o percurso da UFSM.

Memória: (re) construção do passado

Desde o início de nossas atividades foram narradas histórias dos mais diversos setores da Universidade: dos 50 anos do curso de Direito aos 80 anos do ensino farmacêutico na cidade de Santa Maria. Da implantação da Rádio Universidade à execução de um projeto grandioso como a Faculdade Interamericana da Educação.

Preservar a história da UFSM significa garantir, no futuro, a valorização de todos os profissionais e colaboradores comprometidos com a consolidação da Universidade Federal de Santa Maria como uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil. Por isso, não deixe de participar.

Se você tem acesso a informações, imagens ou pessoas com boas histórias sobre a Universidade entre em contato com a Agência de Notícias. Enquanto isso, não se esqueça de conferir, toda terça-feira, mais uma história para ficar na Memória da UFSM.

Repórter:

Fernanda Arispe – Acadêmica de Jornalismo.

Edição:

Lucas Durr Missau