Analista de tecnologia da informação esclarece dúvidas sobre o Ponto Eletrônico

Cumprindo a decisão judicial de 8 de agosto de 2011, constante da ação civil pública n. 5003946-91.2011.404.7102/RS emitida pelo Ministério Público Federal (MPF), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) implanta o Sistema Eletrônico de Controle da Jornada de Trabalho dos Servidores da Instituição, bem como dos das unidades descentralizadas. O novo sistema começa a operar, nesta quarta-feira (22), no prédio da Reitoria e no HUSM, e até julho ou agosto, no restante da UFSM e nas unidades descentralizadas.

Em entrevista o analista de tecnologia da informação, Cleandro Flores de Gasperi, explica como vai funcionar o sistema.

Leonardo Cortes – Mariana Fontana: Todos os computadores da Instituição estão autorizados a registrar o ponto?

Cleandro Gasperi: Estão sendo liberadas diversas máquinas no prédio da Reitoria, cerca de 80% delas já estão autorizadas a fazer o registro do ponto. Como o sistema é desenvolvido para a web, o servidor consegue consultar o sistema até mesmo da sua casa, podendo apenas consultar o ponto, verificar todos os registros, entrada, saída, horas trabalhadas no dia, e se há algum tipo de ocorrência: chegou tarde, precisar justificar algo.

Mas o que está restrito a IPs autorizados é o registro do ponto: apenas alguns computadores estão autorizados, e não é qualquer servidor que tem acesso a esses computadores, somente os que forem autorizados por determinada chefia. O sistema é acessado com login e senha, pessoal e intransferível, os mesmos utilizados em outros serviços da universidade, como o portal do RH, a biblioteca, o restaurante universitário e demais serviços já existentes.

L.C-M.F: Como vai funcionar o ponto eletrônico?

C.G: O ponto será registrado no momento em que a pessoa apertar o botão de “entrada” ou “saída”. O sistema vai recuperar nos nossos servidores qual o horário que o sistema registra. (O horário que é usado é o horário do sistema do servidor do Centro de Processamento de Dados e não o da máquina que está registrando o ponto). Outro ponto a ser salientado é todas as vezes que o servidor tem que bater o ponto, o servidor tem que fazer a entrada no horário da manhã; a saída, ao meio-dia; a entrada, novamente à tarde; e a saída, no final da tarde. Já temos algumas orientações da reitoria a serem trabalhadas em nível de servidores.

L.C-M.F: Você acredita que a assiduidade dos funcionários muda com a implementação do Ponto Eletrônico?

C.G: É difícil de avaliar, dependendo das pessoas, é um critério subjetivo. O que a gente vai poder avaliar será o quanto de carga horária será cumprida, mas fazer uma leitura de como vai melhorar ou piorar, não será eu para fazer isso e é uma questão dos gestores da Instituição e do Ministério Público que propôs todo esse movimento.

Abaixo, o vídeo mostra a explicação de Cleandro Flores de Gasperi sobre o funcionamento do ponto eletrônico.

Os funcionários que tiverem dúvidas ou apresentarem dificuldades de adaptação ao sistema podem entrar em contato com Cleandro Flores de Gasperi, responsável pela criação do sistema, no Centro de Processamento de Dados (CPD), localizado atrás do Prédio da Reitoria pelo telefone: (55) 3220 9650.

Repórteres:

Leonardo Cortes e Mariana Fontana – Acadêmicos de Jornalismo.

Edição:

Lucas Durr Missau.