Uma seleção treinando na UFSM para a Copa 2014?

Uma inspeção realizada na sexta-feira (20) nas instalações do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) pode ser decisiva para atrair à UFSM a atenção da imprensa esportiva e de fãs de futebol do mundo todo. Dependendo do resultado da vistoria e de investimentos a serem realizados no CEFD, a universidade pode ser credenciada pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) como local de treinamento de seleção para a Copa do Mundo de 2014.

A vistoria foi realizada pelo arquiteto Airton Giachini, da empresa Arena (contratada pela Fifa), e por Ricardo Nunes, coordenador da Câmara Temática de Estádios e Gramados, órgão do Comitê Gestor da Copa 2014 no Rio Grande do Sul. Antes de começarem a inspeção, ambos reuniram-se com o vice-reitor Dalvan Reinert, o prefeito Cezar Schirmer, o presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Badke, o presidente do Inter-SM, Mauro da Silva, e outras lideranças de Santa Maria.

Na reunião, discutiram-se as condições que Santa Maria oferece para comportar um centro de treinamento de seleção, o qual é composto por um local de treinamento e um hotel oficial. A rede hoteleira da cidade e da região será analisada, em data ainda não definida, pela empresa Match. A Fifa pretende apresentar às seleções que participarão da Copa cerca de cem opções de centro de treinamento. As cidades escolhidas pelas seleções vão hospedá-las por no mínimo um mês.

O Comitê Gestor leva em conta mais de cem detalhes técnicos nos campos e hotéis. Entre os itens analisados, estão a rede de água e eletricidade, os acessos para a equipe e para a imprensa, vestiários, local para entrevistas, acesso a internet de alta velocidade, tipo de solo, drenagem, entre outros. A lista completa de requisitos pode ser conferida no Caderno de Encargos.

A vistoria começou pelo campo de futebol e seguiu depois para todas as instalações do CEFD, incluindo laboratórios, academia, piscinas, ginásio, entre outras. À tarde, a mesma inspeção foi realizada no Estádio Presidente Vargas, do Inter-SM.

Ainda não há previsão de quando será apresentado o relatório da vistoria no CEFD. Nele serão apontados quais requisitos a UFSM atende e quais precisam ser implementados ou melhorados. Na opinião do vice-reitor, a universidade terá de buscar investimentos para deixá-la em condições de ser um centro de treinamento para a Copa, o que traria grandes benefícios para a instituição.

“Para a nossa universidade, para o curso de Educação Física e para todos os outros cursos que estarão envolvidos, seria uma grande oportunidade de interação com toda a movimentação que uma seleção traz em um evento como a Copa do Mundo. Nós acreditamos que o nosso estudante vai ser, no final, o que mais vai ganhar em termos de experiência, oportunidade e observação”, afirma Dalvan.

Da reunião com os representes do Comitê Gestor também participaram os professores Marco Aurelio Acosta e Rosalvo Luis Sawitzki, respectivamente diretor e vice-diretor do CEFD, e o pró-reitor de Infraestrutura, Valmir Brondani.