Projeto oferece estágios de vivência no SUS a estudantes universitários

Estão abertas até esta terça-feira (10) as inscrições no projeto Ver-Sus – Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde. Promovido pelo Ministério da Saúde, este projeto proporciona a estudantes de graduação de diversas áreas a oportunidade de realizar estágios de vivência no Sistema Único de Saúde (SUS). Na região central do Rio Grande do Sul, as atividades vão ocorrer de 4 a 13 de fevereiro, nos municípios de Santa Maria, São Sepé, São Pedro do Sul, Faxinal do Soturno, Agudo, Nova Palma, Itaara e Quevedos.

Em Santa Maria, os estudantes vão atuar no Hospital Universitário, Pronto Atendimento Municipal, Unidade de Saúde da Família e Conselho Municipal de Saúde. Também haverá atividades na 4ª Coordenadoria Regional de Saúde.

A metodologia da vivência será em forma de imersão, ou seja, os acadêmicos e os facilitadores ficarão juntos durante todo o tempo, compreendendo alojamento, alimentação e deslocamento para os serviços e municípios, visitas e discussões. Está prevista também a participação de trabalhadores, gestores e professores durante as discussões, para auxiliar no debate.

Entre os principais objetivos do Ver-Sus, está a criação de novas relações entre estudantes, gestores da saúde, instituições de ensino e movimentos sociais, na perspectiva de mudanças nas práticas de ensino e trabalho.

Os interessados devem se inscrever na página http://versus.otics.org. Eles também devem enviar uma carta de motivação (com 10 a 30 linhas de extensão) para o e-mail versus.rs.centro@gmail.com, respondendo às perguntas “Por que você quer participar do Ver-Sus?” e “Qual é a sua experiência?”.

Dúvidas podem ser esclarecidas com a comissão local do projeto:
– Lidiane Tais Winck: lidiwinck@hotmail.com
– Leonardo da Silva Soares: leosoares.enf@gmail.com
– Luciane Régio Martins: luhumaniza2009@gmail.com
– Sueli Goi Barrios: sueligbarrios@hotmail.com
– Maria Denise Schimith: ma.denise2011@gmail.com
– Marco Colomé Beck: marcocbeck@gmail.com

O Ver-Sus é realizado em parceria com a União Nacional dos Estudantes (UNE), Rede Unida, Rede Colaborativa do Governo e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).