Projeto da Pós em Enfermagem obtém recursos em edital do CNPq

A professora Carmem Lúcia Colomé Beck, do Departamento de Enfermagem da UFSM, obteve aprovação de proposta no edital universal (N° 14/2011) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A proposta baseia-se no projeto de doutorado Cronotipo e Qualidade de Vida de Trabalhadores Noturnos de Enfermagem de Hospitais Universitários do Rio Grande do Sul, que está sendo desenvolvido pela doutoranda Rosângela Marion da Silva, enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria.

Rosângela é aluna do curso de doutorado interinstitucional estabelecido pela parceria entre a UFSM e as universidades federais de São Paulo (Unifesp) e do Rio de Janeiro (UFRJ). O trabalho é orientado pela professora Regina Célia Gollner Zeitoune, da Escola de Enfermagem Anna Nery (UFRJ), e tem como co-orientadora a professora Carmem Beck.

Os recursos de R$ 14 mil obtidos do CNPq serão investidos em material permanente e de consumo, o que vai possibilitar o desenvolvimento da pesquisa. O edital em questão busca apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica que visem a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, mediante o financiamento de projetos de pesquisa com mérito científico.