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Projetos da Pós em Educação são aprovados em editais do CNPq



O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSM obteve aprovação de sete projetos em editais publicados recentemente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Na chamada universal (edital N° 014/2011), aberta a todas as áreas do conhecimento, foram aprovados os seguintes projetos:

– Ensino e Aprendizagem Filosófica em Discurso – Coordenado pela professora Elisete Medianeira Tomazetti, o projeto insere-se na linha investigativa que toma como central a temática do ensino de filosofia na escola de ensino médio. Terá como foco de investigação os livros produzidos e publicados a partir do evento Simpósio Sul-Brasileiro Sobre Ensino de Filosofia, organizado pelo Fórum Sul de Cursos de Filosofia, e entrevistas com professores/coordenadores de cursos de Filosofia, responsáveis pela criação e organização dos eventos.

– Ciência-Tecnologia-Sociedade: Dimensões da Não Neutralidade – Proposto pelo professor Décio Auler, o projeto busca o aprofundamento teórico-metodológico da relação entre temas geradores, conceituados por Paulo Freire, e temas articulados nas áreas de ciência, tecnologia e sociedade.

– Cinema nas Escolas e Formação de Professores – Proposto pela professora Valeska Fortes de Oliveira, o projeto será desenvolvido em rede com a Universidade Federal de Minas Gerais e outras universidades brasileiras, tendo também a participação de universidade do México. A professora participa da rede com o projeto Enredos da Vida, Telas da Docência: Os Professores e o Cinema.

Na chamada N° 07/2011, voltada para a área de ciências humanas, sociais e sociais aplicadas, os projetos aprovados são os seguintes:

– Culturas Juvenis e Formação Educacional: Um Estudo com Jovens Estudantes das Escolas Públicas de Santa Maria que se Afastam dos Processos Formativos – Apresentada pela professora Sueli Salva, a pesquisa vai ocorrer ao longo de cinco anos, acompanhando os processos dos jovens de modo longitudinal, a partir de um mapeamento das escolas nas quais mais se destacam os fenômenos de abandono, defasagem idade/série e transferência para a educação de jovens e adultos (EJA).

– Inovação, Recontextualização ou Tecnificação? Reconhecimento da Prática na Educação por Competências – Elaborado pelo professor Amarildo Luiz Trevisan, o projeto visa a corresponder ao desafio de repensar uma estrutura simétrica de reconhecimento na relação entre teoria e prática da formação e, do mesmo modo, entre universidade e escola. O projeto assenta-se num processo de correspondência recíproca na construção de novos conhecimentos no campo da formação, dos saberes docentes e do aperfeiçoamento dos cursos de licenciatura.

– Educação Musical, Formação Acadêmico-profissional e Práticas Docentes de Professores de Educação Infantil e anos Iniciais do Ensino Fundamental – Proposta pela professora Claudia Ribeiro Bellochio, a pesquisa parte da problemática relação entre educação musical e formação de professores não especialistas em música, principalmente no curso de Pedagogia. O projeto pretende chegar à compreensão sobre como esta relação está presente nos discursos de professores e pesquisadores vinculados à Associação Brasileira de Educação Musical, sobretudo a partir dos anos 2000.

A Revista Educação, do Centro de Educação da UFSM, obteve recursos por meio de um projeto da professora Claudia Bellochio. Ele foi aprovado edital de apoio à editoração científica, chamada N° 015/2011 do CNPq e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Com cursos de mestrado e doutorado, o PPGE tem como objetivo geral a construção de um suporte teórico e investigativo para fortalecer a produção de conhecimentos relevantes na área da educação, compreendendo o ato educativo enquanto atividade compromissada e engajada com a problemática humana em suas múltiplas dimensões.

O Mestrado em Educação da UFSM é um dos mais antigos do Brasil na área, tendo sido regulamentado pelo parecer Nº 77.169 do Conselho Federal de Educação, no ano de 1967. O curso de doutorado foi criado em 2008.

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