Desta vez, os vestibulandos da UFSM poderão celebrar as festas de Ano-Novo mais aliviados. Quando os estouros dos fogos de artifício e das garrafas de champanhe derem boas-vindas a 2012, eles já saberão se vão começar o ano como calouros na UFSM ou se terão de se preparar melhor, para tentar de novo no próximo Vestibular. O suspense foi desfeito na tarde desta quarta-feira (28), quando foi divulgado o listão com os nomes dos 3.243 aprovados no Vestibular Dezembro 2011, em solenidade realizada no plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria.
O listão pode ser acessado aqui.
Diferentemente das edições anteriores do concurso, que ocorria em janeiro, desta vez o Vestibular da UFSM foi realizado em dezembro, nos dias 12, 13 e 14. A intenção da reitoria é que nos próximos anos o concurso também ocorra nesse mês. As datas do próximo Vestibular já estão marcadas, para os dias 7, 8 e 9 de dezembro de 2012.
A solenidade foi aberta pela presidente da Câmara, Sandra Rebelato, que parabenizou os aprovados e a UFSM. À mesa diretora, estavam sentados ao seu lado o reitor Felipe Müller e o presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperves), Celso Arami da Silva.
Em um breve pronunciamento, o reitor felicitou os classificados e incentivou aqueles que não conseguiram a vaga a não desistir e seguir tentando a aprovação.
“Nós gostaríamos de parabenizar todos aqueles que lograram aprovação em nosso processo seletivo, agradecer a confiança que tiveram em nossa instituição. E, infelizmente, a grande maioria que se inscreve no nosso processo seletivo não logra aprovação. Para esses, nós gostaríamos de desejar que esse período entre um Vestibular e outro não seja de frustração, e sim de empenho, de uma nova resolução de final de ano, para que possam buscar o apoio da sua família, dos seus entes queridos, para que realmente no ano que estejam melhor preparados.”
Logo após a sua manifestação, o reitor passou um exemplar do listão às mãos do radialista Celso Franzen, que representava a Rádio Universidade 800 AM. Depois deste ato simbólico, as rádios da cidade deram início à aguardada leitura ao vivo dos nomes dos aprovados. No plenário, vestibulandos, familiares e professores de cursinho aglomeravam-se em torno de listões disponibilizados pela Coperves para verificar se a sonhada vaga na UFSM tinha sido conquistada.