Jardim Botânico completa 30 anos nesta segunda-feira
Publicado em
O Jardim Botânico da UFSM completa nesta segunda-feira (19) 30 anos de fundação. Atualmente são 370 espécies catalogadas, num total de 2189 indivíduos, distribuídas em 13 hectares. O Jardim tem por missão ser um local privilegiado de conservação das espécies florestais nativas do Rio Grande do Sul, servindo como base de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão, assim como um centro de lazer para a comunidade em geral. É um espaço aberto a toda Universidade e comunidade em geral, com entrada franca. As escolas podem agendar visitas com a direção, através do telefone (55)3220-8339 ou 9193-8183.
Grande parte do arboreto isto é, das árvores da coleção do Jardim Botânico, provém de Santa Maria e região (Quarta Colônia, Itaára, São Pedro, São Sepé, Caçapava), mas algumas vieram de cultivos de mudas da Estação Experimental da Fepagro – Boca do Monte, Viveiro da Engenharia Florestal, Colégio Agrícola (Politécnico), Granja Progresso, Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (POA), alguns viveiros e floriculturas de Porto Alegre.
O local obedece aos seguintes critérios para abrigar uma flora: espécies locais ou regionais ameaçadas de extinção; espécies de exemplares florestais nativos locais ou regionais; e espécies de interesse didático.
A comemoração dos 30 anos acontece nesta segunda (19), às 10h30min, no próprio Jardim Botânico.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.