Ctism inaugura prédio do curso técnico em Eletrônica

Um curso com apenas dois anos de existência, mas que já tem um prédio próprio, com três pavimentos. Esta é a realidade privilegiada do curso técnico em Eletrônica, do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism). No final da tarde de sexta-feira (16), foi inaugurado o prédio anexo B, do qual também vão se beneficiar alunos de outros cursos técnicos do colégio, como os de Automação Industrial, Eletromecânica e Eletrotécnica, além dos cursos superiores de tecnologia em Fabricação Mecânica e em Redes de Computadores.

A cerimônia de inauguração começou no auditório do Ctism. O coordenador do curso de Eletrônica, Alysson Seidel, abriu a solenidade, abordando a estrutura e objetivos do curso, que começou a funcionar no colégio no primeiro semestre de 2011. O curso tem duração de quatro semestres e abre 32 vagas por ano.

Após a exibição de um vídeo sobre o curso, o diretor do Ctism, Rodrigo Fuentes, agradeceu a todos os que colaboraram no projeto e edificação do novo prédio.

“Nós conseguimos realizar tanto a aquisição de equipamentos quanto a contratação de docentes, que também foi essencial para o sucesso deste curso de Eletrônica e também para o apoio que está sendo dado aos outros cursos da escola”, disse Fuentes.

Durante a solenidade, dois professores receberam homenagens especiais: a professora Tatiana Grasser, que foi presenteada com um buquê de flores, e o reitor Felipe Müller, que ganhou uma placa em reconhecimento à colaboração com o colégio.

Müller saudou a qualidade dos profissionais que o Ctism forma, os quais são disputados por empresas brasileiras e multinacionais, garantindo colocação no mercado de trabalho para os egressos do colégio.

“Nós temos 4 mil estudantes de ensino médio, técnico e tecnológico dentro da nossa universidade, e colocamos esses egressos no mercado diretamente. Eles só não ficam em Santa Maria porque a cidade não tem espaço e capital de risco suficiente para manter os nossos técnicos aqui. Eu tenho certeza de que todos estariam colaborando para a nossa cidade, muito bem formados e muito bem qualificados para atuar onde quer que seja”, afirma o reitor.

Após o pronunciamento do reitor, o público presente dirigiu-se ao novo prédio, onde ocorreu o descerramento da placa referente à inauguração. Também foi desatada uma fita colocada no acesso ao primeiro lance de escadas, e a comunidade foi convidada a conhecer as instalações do edifício. No terceiro andar, foi servido um coquetel.

Com área total de 587,5 metros quadrados, o prédio abriga três laboratórios: os de Pesquisa e Desenvolvimento, Eletrônica Digital e Manutenção Avançada. A construção conta ainda com salas de aula, auditórios e área de lazer.

O prédio foi construído com recursos da própria UFSM. O dinheiro para a compra dos equipamentos e a contração de professores para o curso de Eletrônica foi obtido por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação.

A inauguração contou também com a presença do vice-reitor Dalvan Reinert, do coordenador de ensino médio e tecnológico, Antonio Carlos Mortari, e do ex-reitor Clovis Lima, além de pró-reitores, diretores de centro e outros servidores da universidade.