Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Ctism inaugura prédio do curso técnico em Eletrônica



Um curso com apenas dois anos de existência, mas que já tem um prédio próprio, com três pavimentos. Esta é a realidade privilegiada do curso técnico em Eletrônica, do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism). No final da tarde de sexta-feira (16), foi inaugurado o prédio anexo B, do qual também vão se beneficiar alunos de outros cursos técnicos do colégio, como os de Automação Industrial, Eletromecânica e Eletrotécnica, além dos cursos superiores de tecnologia em Fabricação Mecânica e em Redes de Computadores.

A cerimônia de inauguração começou no auditório do Ctism. O coordenador do curso de Eletrônica, Alysson Seidel, abriu a solenidade, abordando a estrutura e objetivos do curso, que começou a funcionar no colégio no primeiro semestre de 2011. O curso tem duração de quatro semestres e abre 32 vagas por ano.

Após a exibição de um vídeo sobre o curso, o diretor do Ctism, Rodrigo Fuentes, agradeceu a todos os que colaboraram no projeto e edificação do novo prédio.

“Nós conseguimos realizar tanto a aquisição de equipamentos quanto a contratação de docentes, que também foi essencial para o sucesso deste curso de Eletrônica e também para o apoio que está sendo dado aos outros cursos da escola”, disse Fuentes.

Durante a solenidade, dois professores receberam homenagens especiais: a professora Tatiana Grasser, que foi presenteada com um buquê de flores, e o reitor Felipe Müller, que ganhou uma placa em reconhecimento à colaboração com o colégio.

Müller saudou a qualidade dos profissionais que o Ctism forma, os quais são disputados por empresas brasileiras e multinacionais, garantindo colocação no mercado de trabalho para os egressos do colégio.

“Nós temos 4 mil estudantes de ensino médio, técnico e tecnológico dentro da nossa universidade, e colocamos esses egressos no mercado diretamente. Eles só não ficam em Santa Maria porque a cidade não tem espaço e capital de risco suficiente para manter os nossos técnicos aqui. Eu tenho certeza de que todos estariam colaborando para a nossa cidade, muito bem formados e muito bem qualificados para atuar onde quer que seja”, afirma o reitor.

Após o pronunciamento do reitor, o público presente dirigiu-se ao novo prédio, onde ocorreu o descerramento da placa referente à inauguração. Também foi desatada uma fita colocada no acesso ao primeiro lance de escadas, e a comunidade foi convidada a conhecer as instalações do edifício. No terceiro andar, foi servido um coquetel.

Com área total de 587,5 metros quadrados, o prédio abriga três laboratórios: os de Pesquisa e Desenvolvimento, Eletrônica Digital e Manutenção Avançada. A construção conta ainda com salas de aula, auditórios e área de lazer.

O prédio foi construído com recursos da própria UFSM. O dinheiro para a compra dos equipamentos e a contração de professores para o curso de Eletrônica foi obtido por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação.

A inauguração contou também com a presença do vice-reitor Dalvan Reinert, do coordenador de ensino médio e tecnológico, Antonio Carlos Mortari, e do ex-reitor Clovis Lima, além de pró-reitores, diretores de centro e outros servidores da universidade.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-3648

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes