Professores e ex-alunos da UFSM lançam livro sobre o Sport Club Internacional

Em comemoração ao quinto aniversário da conquista do título de Campeão do Mundo, pelo Sport Club Internacional de Porto Alegre, um grupo de colorados lança o livro Bem-vindos ao Inferno neste sábado, dia 17, às 10h30min, na Livraria Athena, em Santa Maria. Participam do livro comemorativo seis escritores, integrantes da Confraria de Cronistas Colorados (CCC): Humberto Gabbi Zanatta e Pedro Brum Santos (professores da UFSM), Athos Miralha da Cunha, Dilan D'Ornellas Camargo, Maiquel Rosauro e Marcelo Canellas, a maioria ex-alunos da UFSM. Alguns deles, em 2009, em comemoração ao centenário do Inter, lançaram o livro O Gol Iluminado – Histórias de Amor pelo Internacional.

O livro tem a apresentação do governador do Rio Grande do Sul, também colorado e ex-aluno da UFSM, Tarso Genro. A edição é da editora santa-mariense Rio das Letras. Assinam a arte da capa Elias e Jô, e a diagramação é de Danclar Rossato.

A experiência de obras literárias coletivas tem caracterizado autores santa-marienses nos últimos anos e não apenas cronistas colorados. Destacam-se livros de crônicas, de poesias, novelas e romances, reunindo autores consagrados e jovens talentos, numa mescla de estilos que mantém viva a tradição literária da cidade.

Segundo Dilan Camargo, sócio-fundador e ex-presidente da Associação Gaúcha de Escritores e premiado autor de poesia e, também de literatura infantil, "ser referência através de poetas, cronistas, compositores, romancistas, historiadores e bons cultores da palavra, inclusive no exercício da política partidária e gestão pública, além de outras expressões da arte, é uma das melhores marcas de Santa Maria". Ele diz que não é de graça que Santa Maria realiza a mais antiga e a maior Feira do Livro do Estado, depois de Porto Alegre, além de manter atuante sua Academia de Letras, a Casa do Poeta, a Cesma, maior cooperativa cultural da América e inúmeros grupos informais de escritores e artistas. Dilan lembra ainda que Santa Maria também oferece, em complementação a seus cursos de graduação na área, especialização, mestrado e doutorado em Letras.

Coincidentemente, observa Athos Miralha da Cunha, um dos organizadores de diferentes obras coletivas, todos os que integram o livro Bem-Vindos ao Inferno, além de colorados, têm em comum, o fato de realizarem seus estudos universitários – de graduação e pós-graduação – em Santa Maria

A Livraria Athena fica na rua Alberto Pasqualini, antiga Rua 24 Horas, no centro de Santa Maria.