1º Workshop dos Resultados da Autoavaliação da UFSM em Silveira Martins

Aconteceu no dia 2 de dezembro de 2011, na Unidade Descentralizada de Educação Superior de Silveira Martins (UDESSM), o 1º Workshop dos Resultados da Autoavaliação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Com o objetivo de divulgar, avaliar e discutir os resultados da Autoavaliação 2010 e 2011, o evento contou com a participação da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e, também, com integrantes das 14 Comissões Setoriais da Instituição, são elas: Centro de Artes e Letras (CAL); Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE); Centro de Ciências Rurais (CCR); Centro de Ciências da Saúde (CCS); Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH); Centro de Educação (CE); Centro de Educação Física e Desportos (CEFD); Centro de Tecnologia (CT); Centro de Educação Superior Norte – RS (CESNORS); Unidade Descentralizada de Educação Superior de Silveira Martins (UDESSM); Colégio Politécnico da UFSM (CPSM); Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM); Colégio Agrícola de Frederico Westphalen (CAFW) e Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM).

O diretor da UDESSM, professor José Cardoso Sobrinho, e a coordenadora da CPA, professora Lúcia Rejane Gama Madruga, fizeram a abertura do evento, que começou às 8h30min e se estendeu, pontualmente, até as 13h30min. Estiveram presentes em torno de 60 pessoas, as quais presenciaram o relato das experiências das Comissões Setoriais durante o ano, bem como receberam uma publicação com os resultados e proposições da Autoavaliação Institucional de 2010, elaborado pela CPA.

Na ocasião foi oferecido coffee break aos convidados, que também puderam trocar experiências através de banners elaborados pelas Comissões Setoriais. Neles, continham as potencialidades, fragilidades, experiências de destaque e projeções para os próximos anos de cada comissão.

Para que houvesse uma maior proximidade entre as comissões, os participantes foram divididos em quatro grupos de discussões, os quais debateram os resultados e fizeram projeções para a Autoavaliação dos próximos anos. Depois, houve a apresentação das discussões dos grupos para todos os presentes.

Dentre outras questões, foram apontados pelos participantes oportunidades de melhorias nos aspectos como: fortalecimento das Comissões Setoriais; promoção de melhorias nos instrumentos de autoavaliação e no sistema de coleta de informações; intensificação da sensibilização da comunidade universitária para a relevância da autoavaliação; facilitar a comunicação e promover a troca de informação entre as Setoriais e a CPA, como também divulgar os resultados para a comunidade interna e externa.

O 1º Workshop dos Resultados da Autoavaliação da UFSM foi um fechamento das atividades do ano e foi importante para que a Autoavaliação Institucional tenha maior visibilidade entre a comunidade acadêmica. Mostrar os resultados obtidos e fazer projeções para os próximos anos facilita a divulgação da Autoavaliação, além de permitir que o desempenho da Instituição seja mostrado.

Repórter:

Mariana Cunha Fontana – Acadêmica de Jornalismo.

Edição:

Lucas Durr Missau.