Mudanças na forma de fazer matrículas

Com o intuito de otimizar o atendimento do grande número de alunos que se matriculam no próximo semestre na UFSM, o serviço de matrículas passará a ser 100% via web, no Portal do Aluno. Dessa forma, já a partir do próximo período de matrículas, não haverá flexibilidade quanto aos prazos de inscrição e de ajuste.

O período de solicitação de matrículas ocorre entre os dias 2 e 13 de janeiro de 2012. Os alunos que falharem em efetuar sua solicitação neste período serão enquadrados como desinteressados em manter seus vínculos com a instituição. O período de ajuste começa dia 17 de janeiro e se encerra no dia 20 do mesmo mês, prazo em que o aluno deve confirmar as vagas de suas disciplinas.

Os calouros deverão primeiramente confirmar suas vagas, apresentando a documentação nos dias 9 a 17 de janeiro próximo. Depois, devem solicitar as matrículas também no Portal do Aluno, porém no período de 13, 14 e 15 de fevereiro de 2012. Os que não fizerem corretamente suas solicitações de matrícula perderão a vaga e será chamado o próximo suplente. Dessa forma, os alunos calouros não efetuarão mais a matricula de maneira presencial na coordenação de seu curso uma semana antes do início das aulas. Após realizar a matrícula online, deve-se apenas imprimir o comprovante e comparecer ao primeiro dia de aula.

Os alunos regulares que também não solicitarem a matrícula poderão ainda efetuar o trancamento total, o que deve conservar sua vaga, porém o semestre será perdido.

Portanto, o processo de solicitação das matrículas não vai sofrer mudanças. De acordo com o  pró-reitor adjunto de Graduação, Raul Ceretta: “É importante frisar que o sistema não está sofrendo alterações em suas regras. Há anos a UFSM já decidiu por fazer sua matrícula pela WEB e definiu as regras. Estamos apenas promovendo a cultura de responsabilidade sobre a matrícula a fim de viabilizar um crescimento institucional com qualidade e eficiência.”

Para acessar o Portal do Aluno, CLIQUE AQUI.