O Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) realizou neste domingo (4) as provas de seleção para os cursos subsequentes (prova da manhã) e cursos integrados, com a prova no turno da tarde. Os gabaritos e demais informações podem ser conferidos no www.ufsm.br/ctism/copes.
O Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) teve 2.439 candidatos inscritos no processo seletivo para ingresso em 2012 nos seus cursos técnicos. A relação candidato/vaga ficou em geral 4,86 candidatos por vaga para as 502 vagas em disputa. Na prova da manhã, para os cursos técnicos subseqüentes, houve uma abstenção geral, incluindo os pólos, de 21,38 %, o que totaliza 379 candidatos ausentes de um total de 1.773, enquanto que à tarde, na seleção aos cursos técnicos integrados, 48 candidatos não estiveram presentes de um total de 666 inscritos, resultando em uma abstenção de 7,2%.
As provas de seleção ocorreram no Centro de Tecnologia (CT), com exceção dos candidatos inscritos para o curso Técnico de Automação Industrial, modalidade à distância, polos de Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Santo Antônio da Patrulha e São João do Polêsine. Estes candidatos realizaram a prova no polo escolhido no momento da inscrição.
O listão dos aprovados para o CTISM/UFSM, contendo 502 nomes, deverá ser divulgado até o dia 21 de dezembro, através dos meios previstos no edital e na imprensa (rádios e jonais).
Matrícula (Conforme edital nº 11/2011 de 21/09/2011)
A matrícula será realizada
1. na Secretaria de Registros Escolares do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, para os selecionados aos cursos Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio, Automação Industrial, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Segurança do Trabalho e Automação Industrial na modalidade a distância (EaD) do polo de Santa Maria.
2. nas Secretarias Municipais de Educação de Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Santo Antônio da Patrulha e São João do Polêsine para o curso de Automação Industrial na modalidade a distância (EaD) de acordo com o polo para o qual o candidato se inscreveu e foi selecionado.
A matrícula dos candidatos selecionados na 1a chamada será de 09 a 13 de janeiro de 2012, das 8h30min às 11h30min, e, para os selecionados na 2a chamada, de 18 a 20 de janeiro de 2012, das 8h30min às 11h30min.
No ato da matrícula, devem obrigatoriamente ser apresentados,
1. para quem vai se matricular em Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, os seguintes documentos:
– Histórico Escolar do Ensino Fundamental (original e fotocópia);
– Carteira de Identidade (original e fotocópia);
– Cadastro de pessoa física – CPF (original e fotocópia);
– Certidão de nascimento (original e fotocópia);
– 02 (duas) fotos 3×4 (recentes);
– Atestado de aptidão física (para prática de Educação Física);
– Comprovante de vacina anti-tetânica (original e fotocópia).
2. para quem vai se matricular em Curso Técnico Subsequente, os seguintes documentos:
– Histórico Escolar do Ensino Médio (original e fotocópia);
– Carteira de Identidade (original e fotocópia);
– Cadastro de pessoa física – CPF (original e fotocópia);
– Certidão de nascimento ou de casamento (original e fotocópia);
– Título de Eleitor (original e fotocópia), para maiores de 18 anos;
– Comprovante de quitação militar (original e fotocópia), para candidatos do sexo masculino;
– 2 (duas) fotos 3×4 (recentes);
– Comprovante de vacina anti-tetânica (original e fotocópia).
O candidato deverá estar com sua situação escolar anterior devidamente regularizada.
O candidato classificado que não se apresentar para ser matriculado perderá o direito à vaga, sendo substituído pelo seguinte no limite da lista de classificação.
O candidato classificado e matriculado que não comparecer às aulas até o 5º (quinto) dia letivo sem justificativa será considerado desistente e substituído pelo seguinte da classificação.
Início das Aulas
As aulas para todos os cursos iniciam-se no primeiro semestre letivo de 2012. A data será comunicada no momento da matrícula.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.