II Simpósio de Biodiversidade discute a Filosofia da Ciência e a Prática Científica

Na próxima segunda-feira (5) inicia o III Simpósio de Biodiversidade. O evento, que vai até o dia 8 deste mês, é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal e pelo Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria. Ele tem como principal objetivo despertar a conscientização das pessoas quanto à importância da conservação da biodiversidade, habilitando esse público para participar e contribuir no processo de recuperação e manutenção da qualidade dos ecossistemas.

Para ver o vídeo de divulgação do evento, clique aqui.

Nessa edição, o tema será “Filosofia da Ciência e a Prática Científica”. Segundo a comissão organizadora do evento, o tema foi escolhido por se pensar que uma das maiores dificuldades para a proteção dos ambientes naturais está na existência de diferenças nas percepções da importância entre os indivíduos. É por isso que uma formação teórica, envolvendo pensadores se torna necessária para entendermos os efeitos da atividade humana nas espécies, comunidades e ecossistemas e para desenvolver abordagens práticas com o intuito de prevenir a extinção de espécies e, se possível, reintegrar as espécies ameaçadas de extinção.

Biodiversidade

Biodiversidade ou diversidade biológica refere-se à diversidade da natureza viva. Desde 1986, o termo e conceito têm adquirido largo uso entre biólogos, ambientalistas, líderes políticos e cidadãos conscientizados no mundo todo. Esse uso coincidiu com o aumento da preocupação com a extinção, observada nas últimas décadas do século XX.

O estudo da biodiversidade tem relação direta com a preservação e conservação das espécies. Seu conhecimento permite a exploração sustentável dos recursos biológicos, conciliando o desenvolvimento das atividades sociais com a preservação dos recursos naturais. Para uma conservação efetiva, faz-se necessário proporcionar uma educação ambiental de qualidade em todos os níveis de ensino, no sentido de desenvolver nos cidadãos uma consciência ecológica.

O Brasil está entre os 15 países conhecidos como megadiversos, possuindo inúmeras espécies animais e vegetais. Sem a conservação da biodiversidade não há garantia de sobrevivência da grande maioria dessas espécies de animais e vegetais. Dessa forma, a elaboração de métodos e ações concretas para a sua conservação é imprescindível para um desenvolvimento adequado.

Entre as principais ameaças à biodiversidade estão a poluição, o uso irresponsável dos recursos naturais e a sua exploração excessiva. A cada ano, aproximadamente 17 milhões de hectares de floresta tropical são desmatados. As estimativas sugerem que, se isso continuar, entre 5% e 10% das espécies que habitam as florestas tropicais poderão estar extintas dentro dos próximos 30 anos.

O evento

O Simpósio conta na programação com minicursos; palestras e mesas-redondas; apresentação de trabalhos sob a forma de comunicações; apresentação de pôsteres; premiação para os melhores trabalhos apresentados; concurso de fotografias; e homenagem aos professores e funcionários pioneiros do curso de Ciências Biológicas da UFSM.

A primeira edição do evento, no ano de 2007, contou com a participação de mais de 200 pessoas, incluindo alunos de graduação, pós-graduação e professores das universidades e faculdades do sul do país. Em sua segunda edição, no ano de 2009, o Simpósio trouxe a temática “Biodiversidade, Ensino e Evolução”, para comemorar os 200 anos do nascimento de Charles Darwin. Participaram da segunda edição mais de 320 pessoas.

Esse ano, a conferência de abertura será "Duas Criticas que mudaram o Livro de Darwin", ministrada por Nelio Marco Vincenzo Bizzo da USP. O professor Nelio é biólogo, com pós-graduação na área de biologia e educação. É professor titular da USP e Fellow do Institute of Biology (Londres). Você pode conferir um pouco do seu trabalho através do Blog.

Mais informações sobre o Simpósio podem ser obtidas no site www.ufsm.br/isbio.

Repórter:
Julia do Carmo – Acadêmica de Jornalismo.

Edição:
Lucas Durr Missau– Jornalista.