Evento sobre “Biópsia e citologia uterina na égua” acontece sexta
Publicado em
Será realizado sexta-feira (2), às 9h30min, no Hospital Veterinário (anfiteatro Dr. Bozano, prédio 97 – campus universitário), o evento sobre “Biópsia e citologia uterina na égua”, promovido pelo Centro de Ciências Rurais (CCR), através do Departamento de Clínica de Grandes Animais. O objetivo do evento é atualizar a comunidade acadêmica sobre temas relacionados com a clínica e reprodução equina.
Na programação, duas palestras serão realizadas: “Biópsia uterina na égua”, com o professor Dr. Severo Correa de Barros (professor titular aposentado da UFSM, com mais de 55 anos de experiência em ensino, pesquisa e extensão sobre Patologia Veterinária), e “Citologia uterina na égua”, com a professora Drª Adriana Pires Neves, do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal: Equinos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
O evento tem apoio do Embryolab, Laboratório de Embriologia Animal da UFSM, cuja missão é fomentar a pesquisa nas espécies bovina e equina com recursos do meio científico-tecnológico para atender os criadores, proporcionar melhor aproveitamento do material genético animal, identificar problemas reprodutivos e apoiar o diagnóstico de enfermidades neo-natais nas espécies bovina e equina, visando o acesso da sociedade à biotecnologia.
Inscrições podem ser realizadas pelo e-mail embryolab@yahoo.com.br. As vagas são limitadas. Haverá emissão de certificado aos acadêmicos.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (55)3220- 8501 e (55)9978-1725 ou pelo site www.ufsm.br/embryolab.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.