Pró-reitoria de Recursos Humanos promove ciclo de palestras

A Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRRH) promove o Ciclo de Palestras 2011, dirigido a servidores docentes e técnico-administrativos. O evento tem como objetivos manter os servidores atualizados, buscando integrar os conhecimentos dominantes da administração pública federal com temas de relevância no cenário mundial e local.

A carga horária de cada palestra é de 2 horas, e as inscrições podem ser realizadas na página da PRRH (www.ufsm.br/prrh). Os servidores interessados também poderão efetuar inscrição no local e horário do evento, respeitando a disponibilidade de vagas.

O evento segue o seguinte cronograma:
* 21 de novembro
– Palestra Gestão do Tempo para melhorar a qualidade de vida pessoal e profissional, com o administrador Gilberto Timm, no auditório da PRRH (ao lado da COPERVES), às 14 horas. Atuando como administrador na UFSM, desde 1983, Gilberto defendeu recentemente a dissertação no PPGA/UFSM, na linha de estratégia e competitividade, intitulada "Gestão do tempo como contribuição ao planejamento estratégico pessoal". Timm está lotado atualmente na Direção do Centro de Tecnologia, mas desempenhando suas atividades como Gerente da Incubadora Tecnológica de Santa Maria (projeto de extensão do CT).

* 24 de novembro
– Palestra Desenvolvimento Ambiental e Sustentabilidade: dos princípios às atitudes, com o professor Valdo Hermes de Lima Barcelos, no auditório da PRRH, às 14 horas. Valdo é professor universitário desde 1991. Em 2008 atuou como professor/pesquisador visitante no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA. Em 2006 participou como professor/conferencista convidado no Instituto PIAGET-(Portugal). Escritor, gêneros: Crônica, Ensaio, Poesia e Conto. Líder Grupo Pesq-CNPq- KITANDA: Educação e Intercultura-UFSM-Pesq. do Núcleo MOVER: Educação Intercultural e Movimentos Sociais-UFSC. Ecologista e pacifista. Membro da RAU-Brasil – Anistia Internacional. Tem três contos do livro De olhos (Bem) fechados, adaptados para peça de teatro e para curta-metragem. Tem participação em vários programas de rádio e TV, contribuindo também com Cadernos de Cultura e com artigos em jornais diários.

* 28 de novembro
– Palestra Administração Pública no contexto internacional: a experiência de uma formação no exterior, com a administradora Ana Lúcia Aguiar Melo, no auditório da PRRH(ao lado da COPERVES), às 14 horas. Ana é administradora na UFSM desde 1989, mestre em Ciência Política Pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Política/CCSH, da Universidade Federal de Santa Maria (1998) e doutora em Ciência Política pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é administradora na Pró-reitoria de Recursos Humanos da Universidade Federal de Santa Maria. Em 2008 coordenou Projeto Institucional de Pesquisa e Extensão, ligado à área de Grupos sociais vulneráveis, no convênio com INCRA-RS/MDA, originando o livro intitulado "Palmas" para o Quilombo: processos de territorialidade e etnicidade negra (Editora da UFSM, 2011). Em 2011, durante 4 meses, participou da 5ª edição do Curso de Alta Direção em Administração Pública, no Instituto Nacional de Administração, em Portugal.

* 30 de novembro
– Palestra Gestão Pública: Valores e Competências essenciais para a eficiência no Setor Público, com o administrador José Pozzobon, no Salão Imembuí, às 14 horas. Atualmente Pozzobon é administrador em exercício no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Tem experiência em docência nas áreas RH, Hotelaria Hospitalar, Qualidade e Administração Hospitalar. Recentemente defendeu dissertação de Mestrado no PPGAdministração da UFSM.

* 5 de dezembro
– Palestra Ecologia Interior, com o coordenador do Projeto Mente Criativa em prol da Consciência, Mauro Cielo Rech, no auditório da PRRH(ao lado da COPERVES), às 14 horas. O projeto surgiu para suprir uma necessidade da sociedade, pois muitos anos de prática e com resultados concretos permite compartilhar com o público em geral as experiências nas mais diversas áreas do conhecimento humano, alimentação, tecnologia, exercícios tibetanos, concentração e meditação, saúde total, visando assim ao máximo de qualidade de vida e de bem estar humano.

Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 3220-8063 – Núcleo de Educação e Desenvolvimento.