Pós em Engenharia de Produção realiza defesas de Dissertações
Publicado em
O Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção realiza no mês de dezembro defesas de Dissertações. A primeira delas está agendada para o dia 7, às 14h, na sala 302 do Centro de Tecnologia (CT). O trabalho, "Diminuição dos Impactos Ambientais e Geração de Emprego e Renda, através do Beneficiamento de Resíduos Sólidos, provenientes da extração de Pedras Preciosas", é de autoria de Marieli Mulinari, e tem a banca examinadora constituída pelos professores João Helvio Righi de Oliveira, Genésio Mario da Rosa (Cesnors), e Arci Dirceu Wastowski (Cesnors).
Dia 15 de dezembro é a data da defesa de Luis Fernando Melegari, autor da pesquisa "Comparação de desempenho entre Programas CNC Paramátricos e Gerados por Sistema CAM". A defesa, que tem na banca examinadora os professores Alexandre Dias da Silva, Luiz Airton Consalter (UPF), e Moacir Eckhardt, acontece às 8h30min, na sala 302 do CT.
Os professores Rolando Juan Soliz Estrada, Julio Cezar Mairesse Siluk, e Maria Isabel Pimenta Lopes (Unifra) compõem a banca examinadora da defesa de Michele Severo Gonçalves. A dissertação "Análise dos Aspectos Internos, do Ambiente Externo e Elaboração de Cenários como Base para a Definição das Estratégias", será apresentada também dia 19, às 8h30min, na sala 305 do CT.
Por fim, Andréa Rodrigues Marques, autora do trabalho “O Planejamento Pessoal da Saúde como Suporte para o Planejamento Individual", defende sua dissertação dia 19 de dezembro, às 10h30min, na sala 305 do CT. A banca avaliadora está composta pelos professores Rolando Juan Soliz Estrada, Julio Cezar Mairesse Siluk, e Maria Isabel Pimenta Lopes (Unifra).
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.