Ouvidoria da UFSM enfocará atendimento pedagógico

De 14 a 18 de novembro, foram realizados o 11º Fórum Nacional de Ouvidores Universitários e o 14º Congresso Brasileiro de Ouvidores, em São Paulo. João Pillar, ouvidor da UFSM, esteve nos dois encontros e pôde contar sobre as propostas observadas, além das demandas que a ouvidoria recebe na Universidade.

“No fórum de ouvidores, a gente procura afinar a linguagem das Universidades. Quando eu falo Universidades, não são só as públicas. A proposta maior que surgiu no fórum e que ficou como tema para pensar é o sentido pedagógico das ouvidorias nas Universidades”, explica o ouvidor. João Pillar reitera que a ouvidoria tem seu sentido amplo, como qualquer outra ouvidoria. O que se pretende, após a participação nos congressos, é dar um enfoque mais pedagógico no atendimento da comunidade interna, ou seja, o segmento discente dos alunos.

A ouvidoria da UFSM atua na Universidade desde 2008. Ela possibilita que cidadãos exerçam a democracia e avaliem o tipo de serviço que o órgão público presta à sociedade.  Dentro da instituição, a ouvidoria está ligada ao gabinete do Reitor, entretanto, ela possui autonomia. Nas universidades públicas, a ouvidoria está atrelada a Controladoria Geral da União (CGU), ligada ao Tribunal de Contas da União. Em suma, o órgão é independente e dono de plena autonomia.

O atendimento, gratuito e ágil, recebeu de fevereiro até agora quase 490 demandas apenas pela sua página na web. Atualmente, apenas João Pillar é ouvidor. Com a recente reforma e mudança de espaço – do quarto andar para a sala 763, do sétimo -, há a possibilidade de se receber mais outro colega de trabalho, para auxiliar e dar vazão às demandas. Quem quiser ter acesso à ouvidoria, pode contatá-la através de telefone, carta, e-mail, página na web ou mesmo presencialmente. As reclamações podem ser sigilosas, e há uma legislação que protege a denúncia anônima.

Ouvidoria da UFSM: Prédio da Administração Central, Reitoria, 7º andar, sala 763.

Telefone para contato: (55) 3220 9655

E-mail: ouvidoria@smail.ufsm.br