Ibero-América se reúne para discutir Extensão Universitária

Segue até esta sexta-feira (25) o Congresso Ibero-Americano de Extensão Universitária. O evento iniciou na última terça-feira, dia 22, na Universidad Nacional Del Litoral (UNL) na cidade de Santa Fé, Argentina, com o tema “Integración, Extensión e Investigación para La Inclusión y Cohesión Social”. O congresso contou com mais de 5.000 inscritos e 1.800 trabalhos apresentados, nas modalidades de apresentação oral e pôster. Mais de 300 universidades estavam representadas no evento, de todos os países da América Latina, além de Portugal e Espanha.

As exposições de pôster e apresentações orais ocorreram na imponente Estación de Ferrocarril Manuel Belgrano, estação de trem desativada que recentemente foi reformada para receber atividades culturais. Os trabalhos dividiam-se em rondas, de acordo com os eixos do congresso: ciência, tecnologia e sociedade; incorporação curricular da extensão; integração extensão, docência e pesquisa; e extensão e comunicação. Paralelamente ao evento, ocorrem o II Encontro de Museus Universitários do Mercosul, o I Encontro de Museus Universitários Iberoamericanos e o Encontro de Redes Inter-Institucionais e Organizações Sociais. Além disso, palestras e atividades culturais e artísticas fazem parte da programação.

As línguas espanhola e portuguesa mesclaram-se nas apresentações e diálogos, e a troca de experiências contribui para repensar e reforçar ações de extensão realizadas em diversas partes do globo. A UFSM participou com uma comitiva de 78 pessoas, entre estudantes e professores, que apresentaram trabalhos em diversas áreas do conhecimento. Dentre eles, estavam Manuela Ilha – acadêmica de Arquitetura e Urbanismo – e Renata Camargo – acadêmica de Fonoaudiologia e mestranda em Educação. As alunas apresentaram trabalho relatando o trabalho de extensão realizado no Projeto Rondon no município de Arari, no Maranhão (MA). Nesta sexta-feira, o congresso encerra com as palestras do educador e pesquisador Gabriel Kaplún e com mesa de discussão sobre as reflexões gerais do evento.

Repórter:

Giuliana Matiuzzi – Acadêmica de Jornalismo da UFSM.

Edição:

Gisele Dotto Reginato – Professora da disciplina de Teoria e Técnica de Jornalismo Digital II.

Matéria produzida na disciplina de Teoria e Técnica de Jornalismo Digital II no curso de Jornalismo – UFSM.