Educação de surdos foi tema de palestra no Curso Inclusão e Libras no Campus

Na tarde de quinta-feira (24), a Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRRH), em parceria com o Centro de Educação, promoveu a palestra “A Educação de Surdos sob o Ponto de Vista de uma Linguista”. Ela foi ministrada por Maria Alzira Coelho da Costa Nobre, professora aposentada da UFSM. Esta apresentação integra a programação de encerramento do Curso Inclusão e Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Campus.

A atividade começou com o discurso da professora Elisane Rampelotto, coordenadora pedagógica do projeto. Cerca de 70 pessoas estavam presentes e, após a palestra, participaram da exposição da apostila e do material multimídia confeccionados para o curso. A professora Elisane, juntamente com Adriane Melara – profissional que auxiliou na construção dos conteúdos para a apostila –, realizaram a apresentação dos materiais e, logo após, a entrega de um DVD com o conteúdo elaborado para os alunos do curso.

Na próxima quinta-feira (1°), em continuidade à programação de encerramento, ocorre a palestra “Uma Visão Histórico-pedagógica na Educação de Surdos em Santa Maria”, que será ministrada por Marieta Hoffmann. O evento será realizado no anfiteatro do Colégio Politécnico, a partir das 14h. Após a palestra, o grupo de teatro da Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Coser fará uma apresentação de uma peça em Libras, dentro do Projeto Teatro Surdo – promovido pela própria escola.

Os participantes do curso estão automaticamente inscritos na palestra, que contará como frequência ao curso. Para os demais servidores (tanto ativos como aposentados), as inscrições podem ser feitas na página da PRRH – www.ufsm.br/prrh. A lista dos selecionados será divulgada no dia anterior à palestra. Para alunos, as inscrições serão realizadas no local e horário do evento, respeitando a lotação máxima do auditório.

Mais informações pelo telefone (55) 3220-8063, com o Núcleo de Educação e Desenvolvimento.