O Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM realiza este ano a primeira edição do seu Prêmio de Iniciação Científica, o PINC. A premiação é restrita aos acadêmicos de Educação Física da UFSM, que podem inscrever suas produções em duas categorias: Trabalho de Conclusão de Curso e Relato de Ensino, Pesquisa ou Extensão.
A iniciativa atende a uma demanda para divulgar a pesquisa realizada na área de Educação Física. “Temos que mudar o conceito que se tem da Educação Física, como uma área voltada à extensão. A ideia do PINC é valorizar e dar visibilidade à pesquisa científica produzida aqui”, diz Regina Rocha, secretária administrativa do CEFD, encarregada das inscrições no evento.
De acordo com Regina, os projetos de extensão mantidos pelo Centro, como os voltados à terceira idade e os voltados a pessoas com deficiência física, recebem maior destaque e reconhecimento na comunidade. No entanto, “existem quase tantos projetos de pesquisa quanto de extensão no CEFD”, ressalta, e eles são pouco conhecidos.
O plano é, através do Prêmio, atingir acadêmicos de todos os semestres da Educação Física, visto que a categoria de Relatos pode englobar trabalhos produzidos inclusive por acadêmicos que estão no início do curso. O PINC foi desenvolvido por uma equipe do curso de Relações Públicas, em atividade de aula, com o objetivo de se tornar uma tradição, sendo realizado anualmente.
A inscrição de trabalhos para o 1º PINC acontece gratuitamente na Coordenação dos Cursos de Graduação do CEFD, até esta a quinta-feira, 24 de novembro. Como o período de divulgação foi curto, a organização estuda prorrogar o prazo de inscrições.
A premiação rende R$ 300,00 para os primeiros colocados de cada categoria. “O valor em dinheiro foi uma maneira a mais de incentivar as inscrições. Queríamos oferecer bolsas para participação em congresso, mas nesta época do ano seria inviável”, afirma Regina.
Além do aspecto financeiro, a vitória no PINC também dá um certificado e um troféu. Os segundos e terceiros colocados de cada categoria receberão certificados. A premiação está marcada para sete de dezembro.
Mais informações podem ser obtidas no site do CEFD: www.ufsm.br/cefd.
Repórteres:
Camila Cargnelutti e Maurício Brum – Acadêmicos de Jornalismo da UFSM.
Edição:
Gisele Dotto Reginato – Professora da disciplina de Teoria e Técnica de Jornalismo Digital II.
Matéria produzida na disciplina de Teoria e Técnica de Jornalismo Digital II do curso de Jornalismo – UFSM.