Semana Acadêmica da História inicia hoje

Começa nesta quarta-feira, dia 23, a Semana Acadêmica da História com o tema “Rio Grande do Sul: Que História é Essa?”. O evento tem como objetivo analisar e discutir a produção do conhecimento histórico sobre o Rio Grande do Sul dos séculos XIX e XX, assim como a aplicação deste conhecimento sob a perspectiva do ensino de história, da educação e da ação de movimentos sociais na atualidade.

Há dois anos o evento não era realizado. Leandro de Oliveira, estudante do curso de História e um dos organizadores do evento, explica como a semana acadêmica foi viabilizada, apesar do curto tempo: “Alguns alunos tiveram a iniciativa de fazer essa Semana Acadêmica, mesmo de última hora. Por isso nós tentamos ver uma solução de palestrantes e de uma temática que fosse bem geral que tivesse ao nosso alcance, porque o evento é muito importante como espaço de discussão para além da sala de aula. Além de que isso proporciona contato com professores de outros locais, com movimentos sociais e com outros grupos que atuam na sociedade de diferentes maneiras”.

A Semana ocorre no Salão Imembuí, localizado no 2° andar do prédio da reitoria. Na programação, constam palestras, mesas-redondas, oficinas e apresentações de trabalhos acadêmicos. O evento tem apoio do Diretório Acadêmico Quilombo dos Palmares, do departamento e do curso de História da UFSM.

Leandro destaca as principais atividades da Semana: “Para todos os dias, as mesas redondas são as principais atividades. Para quarta-feira vai ser uma mesa sobre o Rio Grande do Sul no século XIX e os destaques são a professora da UNIFRA, Nikelen Witter, e o doutorando da UFRJ, Jonas Vargas. Na quinta-feira, temos o professor Enrique Padrós, que estuda ditadura militares no Rio Grande do Sul e no Uruguai. Já na sexta-feira, os destaques são as professoras do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, Raquel Bevilaqua e Roselene Pomer, que trabalham com educação no ensino médio e com algumas atividades de educação popular em Santa Maria”.

As inscrições têm o custo de sete reais e podem ser feitas até amanhã no Diretório Acadêmico Quilombo dos Palmares (DAQUIPALM), que fica na sala 2135, do Prédio 74, do Campus da UFSM. Mais informações em http://historiaufsm2011.blogspot.com/.

Para saber mais sobre os palestrantes, clique aqui.

Mais detalhes sobre a Semana, no blog do evento, clique aqui.

Repórteres:

Anelise Dias e Julia do Carmo – Acadêmicos do curso de Jornalismo da UFSM.

Edição:

Gisele Reginato – Professora responsável pela disciplina de Teoria e Técnica do Jornalismo Digital II.

Matéria produzida na disciplina de Teoria e Técnica do Jornalismo Digital II do curso de Jornalismo.