Orquestra Sinfônica faz Concerto de Encerramento de Temporada nesta quinta

O palco do Theatro Treze de Maio, quinta-feira (24), às 21h, recebe a Orquestra Sinfônica de Santa Maria (OSSM) para mais um espetáculo. O concerto será o último de 2011 dedicado aos sócios da Associação Cultural da Orquestra, no ano de comemoração dos seus 45 anos.

Esse concerto de encerramento da temporada oficial da Orquestra, terá regência do maestro Marco Antonio de Almeida Penna com execução de obras de Tchaikovsky, Bruch e Bizet, e conta com a participação especial da solista Ângela Maria Ferrari (violoncelo).

Ângela é bacharel em violoncelo pela Faculdade Santa Marcelina de São Paulo e desde 1998 é professora de Violoncelo da UFSM, sendo responsável pela implementação do Bacharelado em Violoncelo na instituição.

Os ingressos para o concerto já podem ser adquiridos na bilheteria do Theatro Treze de Maio. Sócios da Associação Cultural Orquestra Sinfônica de Santa Maria não pagam.

A apresentação de quinta marca oficialmente o encerramento dos concertos oficiais promovidos pela Associação, mas a OSSM realiza outros espetáculos até o final do ano. São eles:
* 8 de Dezembro – Concertos Lúdicos
* 15 de Dezembro – 51 Anos da UFSM
* 20 de Dezembro – Concerto de Natal

Todos os concertos na cidade de Santa Maria.

Currículos
* Ângela Maria Ferrari
Ângela Maria Ferrari é bacharel em Violoncelo pela Faculdade Santa Marcelina – SP. É Mestre em Artes Musicais – Violoncelo pela “University of Notre Dame” (USA), onde foi também “Teacher Assistent”. Com bolsa da Fundação CAPES cursou o Doutorado em Artes Musicais – Violoncelo ganhando o Prêmio “Excellence in Academy” ao final do doutorado. Trabalhou na OSUSP (Orquestra Sinfônica da USP), sob a batuta do maestro e compositor brasileiro “Mozart Camargo Guarnieri”. Desde 1998 é professora de Violoncelo da Universidade Federal de Santa Maria, sendo responsável pela implementação do Bacharelado em Violoncelo na instituição. É frequentemente convidada para participar de cursos e orquestras como professora e instrumentista. Em 2003 foi agraciada com a “Bolsa Virtuose” dada pelo Ministério da Cultura, freqüentando assim a Classe de Violoncelo Bulgária do renomado solista e professor búlgaro Anatoly Krastev na Academia Nacional de Sofia – Bulgária.

* Maestro Marco Antônio de Almeida Penna
É maestro adjunto e instrumentista da Orquestra Sinfônica. Participa da mesma desde 1972, tornando-se spalla, dois anos depois. Em 1980, integra a OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), como músico concursado. Entre 1981 e 84, integra a Orquestra de Câmara do Rio Grande do Sul, como Spalla. Em 1984, conclui o Bacharelado em Violino na UFRGS, sob orientação do professor Marcello Guerchfeld, tendo Jean-Jacques Pagnot como professor de música de câmara, e Bruno Kiefer e Celso Loureiro Chaves de história da música. A partir de 1985, torna-se professor de violino na UFSM, lecionando também música de câmara e exercendo funções de coordenador do Núcleo Suzuki da UFSM e diretor artístico-pedagógico da Associação da Educação do Talento – Centro Suzuki de Santa Maria. É qualificado pela Associação Suzuki das Américas para lecionar violino pelo Método Suzuki, até o 7° volume. Tem participado de inúmeros encontros, festivais e cursos de férias em diversos estados brasileiros, bem como estrangeiro, nas áreas de violino, pedagogia do instrumento, música de câmara, prática de orquestra e regência.

A Orquestra e a Associação Cultural
Fundada em 1966 pelos professores Frederico Richter e J.J.Pagnot, a Orquestra Sinfônica de Santa Maria nasceu como uma Orquestra de Câmara, composta basicamente por cordas (violinos, violoncelos e contrabaixos) e inicialmente era constituída por professores músicos de Porto Alegre. Em 1988 foi criada a Associação Cultural Orquestra Sinfônica de Santa Maria, mesmo ano em que foram incluídos novos instrumentos. Assim começa a funcionar como uma orquestra dentro dos moldes de uma Orquestra Sinfônica.

Nesse ano especial a proposta da Associação Cultural Orquestra Sinfônica de Santa Maria é desenvolver um trabalho visando aumentar o número de sócios contribuintes e buscar apoiadores e patrocinadores para as ações desenvolvidas ao longo do ano e que não tem o financiamento das leis de incentivo a Cultura.