PRRH promove Palestras e Apresentação Teatral para Encerramento do Curso Inclusão e Libras no Campus
Publicado em
Para encerrar o Curso Inclusão e Libras no Campus, a Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRRH), em parceria com o Centro de Educação (CE), promove atividades como palestras e apresentação teatral. Os eventos irão acontecer segundo a agenda:
– Dia 24 de novembro: palestra "A educação de surdos sob o ponto de vista de uma linguísta", com Maria Alzira da Costa Nobre, na sala 218 da Reitoria, às 14 horas. Nesta ocasião, após a palestra, haverá a apresentação da Apostila e CD do Curso Inclusão e Libras no Campus aos participantes, realizada por Elisane Maria Rampelotto e Adriane Melara, responsáveis pela elaboração do conteúdo do material.
– Dia 1 de dezembro: palestra "Uma visão histórico pedagógica na educação de surdos em Santa Maria", com Marieta Hoffmann, no anfiteatro do Colégio Politécnico, às 14 horas. Após a palestra, acontecerá a apresentação, em Libras, do Grupo de Teatro pertencente à Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Coser (Projeto Teatro Surdo).
As palestras destinam-se aos servidores participantes do curso, bem como, aos servidores docentes e técnico-administrativos em Educação, ativos e aposentados, e aos alunos da UFSM interessados no assunto.
Para os servidores, as inscrições poderão ser realizadas na página da PRRH (www.ufsm.br/prrh), sendo que a listagem dos selecionados será divulgada no dia anterior a cada evento. Para os acadêmicos, as inscrições serão realizadas no local do evento, respeitando a lotação máxima de cada local.
Os participantes do Inclusão e Libras no Campus estão automaticamente inscritos nestes dois dias de evento, que serão considerados como freqüência ao curso.
O Curso de Inclusão e LIBRAS no Campus da PRRH tem o apoio do Programa de Fomento a Projetos de Desenvolvimento em Gestão de Pessoas da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (55)3220-8063, com o Núcleo de Educação e Desenvolvimento/CIAPER-PRRH.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.