Grupo de professores e estudantes implanta Programa 5S`s no Centro de Tecnologia

Um grupo formado por professores e estudantes de Engenharia e profissional de Comunicação Social resolveu implantar o Programa 5S`s no Centro de Tecnologia (CT) da UFSM. A implantação ocorrerá, inicialmente, em um dos setores do Centro, o Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção.

Na última quinta-feira (3), o grupo lançou a marca do Programa 5S`s: Cinco Vezes Melhor, fazendo a apresentação para a Direção do Centro de Tecnologia da UFSM (foto). Foram destacados os pontos-chave da filosofia dos 5S`s: motivar ações que permitem evitar desperdícios, liberar áreas ociosas, melhorar relacionamentos, evitar acidentes, incentivar a criatividade, gerar qualidade em produtos e serviços, facilitar a execução de atividades e localizar recursos disponíveis.

“Esta primeira fase será um piloto para, em momento próximo, implantarmos este Programa de Qualidade em todo o CT; inclusive estamos pensando na possibilidade de estender, futuramente, para toda a Universidade”, diz o prof. Alberto Schmidt, um dos coordenadores do projeto. O prof. Denis Rabenschlag destaca as consequências positivas na vida dos servidores e estudantes e, também, a estrutura física: “Atuamos em uma Universidade pública e gratuita; então, trata-se de um patrimônio da população. Devemos fazer um esforço para modificar a cultura de desleixo pelo que é público, de não cuidar como se fosse seu”.

Os 5S`s:
O Programa de Qualidade 5S`s significa, em suma, mudar hábitos e comportamentos em busca de uma melhor qualidade de vida. São cinco sensos que fazem parte de um programa surgido no Japão, em 1950, que devem ser desenvolvidos pelas pessoas para melhorar o ambiente em que vivem e/ou trabalham.

Seiri – organização, utilização, liberação da área;
Seiton – ordem, arrumação;
Seiso – limpeza;
Seiketsu – padronização, asseio, saúde;
Shitsuke – disciplina, autodisciplina.