Meteorologia da UFSM adquire estação de recepção de dados de Satélite
Publicado em
Recentemente o Grupo de Modelagem Atmosférica de Santa Maria (GruMA) adquiriu, com o apoio CNPq, estação para recepção de dados de satélite. A aquisição possibilitou que o grupo se torne membro da rede EUMETCast (http://www.eumetsat.int/Home/Main/DataAccess/EUMETCast/index.htm).
A rede EUMETCast é um mecanismo primário de difusão de dados satelitais, em tempo quase real, bem como de produtos gerados pelo segmento de aplicações terrestres da EUMETSAT. EUMETCast é um sistema de difusão multi-serviço baseado em Video Broadcast padrão Digital (DVB), tecnologia que usa satélites geoestacionários comerciais de telecomunicações, para compartilhar arquivos (dados e produtos), em sua comunidade de usuários.
Além disso, EUMETCast é a contribuição da EUMETSAT para GEONETCast (http://www.eumetsat.int/Home/Main/DataAccess/EUMETCast/SP_20100519114624675?l=en), que por sua vez é uma rede global de difusão de imagens e produtos satelitais que fornece dados ambientais. Os atuais parceiros, no âmbito da iniciativa GEONETCast, incluem a Administração Meteorológica da China (CMA), o National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), a Organização Meteorológica Mundial (OMM) e pela EUMETSAT.
Assim, agora o Grupo de Modelagem Atmosférica de Santa Maria (GruMA/UFSM) conta com acesso completo em tempo real a dados como: Meteosat image data, GOES East and West image data, FY-2 image data, Land and Ocean Sea Ice Satellite, Application Facility (SAF) products, EUMETSAT meteorological products, NOAA-NESDIS meteorological products, NOAA-NESDIS Ocean colour and sea surface temperature products, VEGETATION products from VITO, MODIS Ocean colour products, e In-situ and observational data.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.