Faltam 15 dias para o término das inscrições ao Vestibular Dezembro 2011 e renovações ao PEIES 2011

Falta um mês e meio para a Universidade Federal de Santa Maria realizar a última prova do Programa de Ingresso ao Ensino Superior, o PEIES. A Prova de Acompanhamento III do PEIES é constituída da 1ª fase – prova objetiva – em 11 de dezembro; e da 2ª fase – prova de Redação – em 14 de dezembro.

A partir do ano que vem, a UFSM terá dois processos seletivos – o único e o seriado – e encerra o PEIES, que segundo o presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperves), Celso Arami Marques da Silva, "foi uma história de sucesso na Universidade". "O processo seriado é um tipo de Peies", disse o professor em entrevista à Rádio Universidade, mas os tempos são outros e o processo foi modernizado.

Vestibular

A aplicação da prova do PEIES antecede a realização do Vestibular, que inicia no dia 12 de dezembro. As provas do Processo Seletivo serão realizadas nos dias 12, 13 e 14 de dezembro de 2011, em 22 municípios-sede do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

UFSM e ENEM

A UFSM utilizará as notas das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2011, com equivalência de 20% (vinte por cento) na composição da nota dos candidatos se tiver acesso às notas do ENEM até o dia 31 de dezembro de 2011. No entanto, alguns setores da imprensa estão divulgando que o resultado individual das provas do ENEM, que inclui a correção e nota da redação, será divulgado em 4 de janeiro de 2012.

Segundo o presidente da Coperves, a Universidade não recebeu informação oficial a respeito, só está acompanhando as informações da imprensa. E mantém a posição expressa no edital do Vestibular, de aproveitamento da nota do ENEM se a mesma for divulgada até o final do ano.

O pró-reitor de Graduação, prof. Orlando Fonseca, explica que "a divulgação da nota do ENEM pelo INEP envolve o escore bruto das provas objetivas mais a redação. O vestibular da UFSM só considera o escore bruto, sem a nota da redação; e se refere ao acesso a esses dados, que deverão estar disponíveis até 31 de dezembro, sem a necessidade de que o INEP os tenha divulgado até esta data". No ano passado, em vista dos problemas no exame, que teve de ser refeito, os dados só estiveram disponíveis depois de 11 de janeiro, por isso a UFSM não usou o desempenho do Enem para a composição das notas dos candidatos, lembra o pró-reitor.

Conforme o edital, o candidato que não realizou o Exame Nacional do Ensino Médio em 2011 tem escore zero nesse item, portanto reduz as chances no Vestibular, no caso de haver aproveitamento do desempenho.

A UFSM oferece 2.941 vagas no campus de Santa Maria, 244 vagas em Frederico Westphalen e 285 vagas em Palmeira das Missões.

Para saber mais sobre o Processo Seletivo 2011 da UFSM confira o edital.