O jogo Universitar, que está em desenvolvimento desde o dia 8 deste mês e conta com 10 equipes, já lançou a sua terceira tarefa problema, que consiste na elaboração de uma pesquisa de utilidade pública. Nesta pesquisa, os 'jogadores' das equipes participantes do projeto devem acompanhar um cidadão de um determinado bairro da cidade até o seu local de trabalho, observando as dificuldades de deslocamento. A equipe deve escolher um trajeto dentro da cidade, em algum horário de pico (“hora do rush”), utilizando transporte público.
O resultado esperado é a produção de informações a respeito das dificuldades, bem como soluções que procurem aperfeiçoar as características principais para a mobilidade urbana, tais como a acessibilidade, a situação dos locais de parada e as características do sistema de transportes, que incluem a frequência de atendimento, o tempo de espera, condições de embarque/desembarque do veículo, a lotação dos veículos e o conforto do deslocamento.
A entrega dessa tarefa problema deve ocorrer no próximo sábado (29).
As outras tarefas problema que já foram executadas consistiam na criação de uma página na rede social Facebook para a equipe, com a finalidade de ser utilizada como um dos meios de comunicação com a organização do Universitar; na criação de um promocional para veiculação em rádios, com o intuito de conscientizar a população santa-mariense sobre os riscos e dados de acidentes de trânsito, além de incentivar atitudes preventivas; e a outra tarefa consistiu na busca de propostas para melhorar o fluxo na região central de Santa Maria, considerando como ponto de partida o viaduto próximo à Estação Ferroviária de Santa Maria, conhecida como 'Gare', e como ponto final o trevo do entroncamento da avenida Nossa Senhora das Dores com a rua Euclides da Cunha.
Mais esclarecimentos, no site do Universitar.