Encerra-se hoje (21) a Semana Acadêmica de Letras da UFSM, que tem como “Meios, modos e objetos”. A programação desta sexta-feira tem Objetos como tema, contando com oficinas, conferências, mesas espirais e apresentação de trabalhos, que ocorrem durante os turnos da tarde e da noite. A semana acadêmica integra a Jornada de Formação, Ensino e Produção do Centro de Artes e Letras.
A conferência de encerramento – “As cicatrizes do Atlas: memória e história na produção do conhecimento" – está a cargo da coordenadora geral do Laboratório Corpus, professora Amanda Scherer, do Departamento de Letras Clássicas e Linguística e do Programa de Pós-graduação em Letras. A professora apresenta alguns questionamentos resultantes de suas viagens a Macau (China) e Mayote (próximo a Madagascar), refletindo sobre a questão da produção do conhecimento e sua representação, as quais estão investidas de uma questão cultural. A professora mostra ainda diferentes atlas, apontando que as maneiras de representar o mundo estão circunstanciadas a uma visão histórica e cultural, destacando também livros didáticos de culturas diferentes, onde se evidencia que a representação do conhecimento não é uma questão universal.
Na manhã desta sexta, a profª Amanda Scherer também presidiu a conferência de encerramento da Jornada do CAL, realizada pelo professor, escritor e jornalista Juremir Machado da Silva, que falou sobre seu livro Vozes da Legalidade – Política e Imaginário na Era do Rádio, publicado recentemente pela Editora Sulina.
A programação completa, com seus horários e locais, pode ser acessada aqui.