Na terceira semana do mês de outubro, de 18 a 21, ocorre a Jornada Acadêmica Integrada, a JAI, da UFSM. Em sua 26º edição, ela tem por objetivo a divulgação de novas metodologias e técnicas entre o universo acadêmico, abrangendo os três pilares básicos de educação: ensino, pesquisa e extensão.
Para saber um pouco mais da Jornada Acadêmica Integrada, entrevistamos o Coordenador de Iniciação Científica da Pró-reitoria de Pós Graduação, Ensino e Pesquisa, Professor Alessandro Dal’Col Lúcio, que está na organização geral da JAI desde o ano de 2010, mas que participa do evento desde 1998, quando ainda era mestrando em Agronomia.
Andrea Ortis – Em sua 26ª edição, a Jornada Acadêmica Integrada teve um maior número de inscritos? Quais as modalidades para apresentação dos trabalhos?
Prof. Alessandro Dal’Col Lúcio – A JAI é a Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, uma jornada que, tradicionalmente, ocorre há 26 anos, portanto, estamos em nossa 26ª edição. Este ano houve um acréscimo no número de trabalhos submetidos, com 3.312 trabalhos inscritos na Jornada. Destes, foram aprovados para apresentação 3.139, sendo que todos os trabalhos serão apresentados em banners, ou seja, na forma de pôster. Alguns serão apresentados também em módulo oral. Estes módulos envolvem a organização dos programas de Pós Graduação da UFSM, em que foram montados, em média, 50 módulos orais de pós-graduação, mais os programas do Prolicen, grupos PET, além dos módulos referentes ao Fórum Extensão Conta. Temos também um total de 2.538 inscritos como ouvintes. Então, em 2011, quase alcançamos a marca de seis mil trabalhos e ouvintes para a nossa Jornada.
A.O. – Este ano, a JAI conta com alguma novidade?
A.L – A grande novidade neste ano, em relação à JAI do ano passado, além do crescente número de inscrições, é a 1ª Mostra Integrada de Profissões, Tecnologia, Cultura e Serviços da UFSM, a PROFITECS, que tem por objetivo reunir os vários potenciais acadêmicos da Instituição, que estará acontecendo de 18 a 21 de outubro, juntamente com a Jornada. Essa Mostra vai ser realizada no Centro de Eventos da UFSM, com horários para visitação das 9 horas até 22 horas. Dentro da PROFITECS, há toda uma organização da Pró-reitoria de Extensão, PRE, com colaboração das diversas unidades de ensino da nossa instituição e de nossos órgãos suplementares. Juntamente com a PROFITECS, estará acontecendo a exposição do Museu de Ciência e Tecnologia da PUC, PROMUSIT, que estará aberto para visitação neste mesmo período, tanto para o público interno como para o público externo, como escolas que tenham alguma relação conosco. É interessante salientar que a entrada é franca.
A.O. – É a primeira vez que a PROFITECS ocorre aqui na UFSM. Como que foi feita a organização deste evento?
Prof. Alessandro Dal’Col Lúcio – A ideia da PROFITECS já vinha se formando desde o ano passado, quando a Comissão Organizadora entendia que era o momento adequado para a Universidade se expor, mostrando realmente o que nós fazemos aqui dentro, o que nós oferecemos, em relação a cursos, tecnologia, serviços e produtos. Essa ideia amadureceu e em uma das primeiras reuniões da Comissão Organizadora, nós tomamos a decisão de propor ao Gabinete do Reitor a realização da Mostra. O Gabinete de Administração Central aprovou a proposta e nos deu liberdade organizar a PROFITECS. Como a JAI se expandiu, nós resolvemos, dentro da Comissão, trabalhar com responsabilidades. Então, ficou a cargo da Coordenadoria Geral da JAI e PRPGP a organização da parte científica da JAI. E a organização da PROFITECS de responsabilidade da Pró-reitoria de Extensão, PRE, com o Pró-reitor João Rodolpho Amaral Flôres. Essa organização da PROFITECS foi trabalhada em várias reuniões, em que foram convidados os diretores de centros, os diretores e responsáveis pelos gabinetes de projetos, órgãos suplementares, Coperves e HUSM [Hospital Universitário], que participaram efetivamente dessas reuniões, agregados a organização da PROFITECS e da apresentação da Mostra.
A.O. – E os preparativos finais, como estão sendo feitos? Quem são os principais palestrantes?
Prof. Alessandro Dal’Col Lúcio – Estamos em um momento em que trabalhamos com a logística, a vinda dos palestrantes, e do nosso comitê interno de avaliação. Nós já estamos com a programação da avaliação dos pôsteres e da apresentação do módulo oral disponível no site da Jornada Acadêmica Integrada. No dia 18, data de abertura do evento, receberemos o Magnífico Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Álvaro Prata. Dia 19, receberemos o presidente da Fapergs, Rodrigo Costa Mattos. Sérgio Malta, integrante da Agência Brasileira de Inteligência, se fará presente no dia 20. E por fim, dia 21, os doutores Jair e Lorenzato, da Petrobrás, participarão do evento. Todos os dias terão palestras temáticas de abertura, sendo que nos dias 18 e 19, pela manhã, das 8h30min às 9h30min, as palestras serão no Centro de Ciências Rurais, no auditório Flávio Schneider e nos dias 20 e 21, no Salão Imembuí, no 2º andar da Reitoria. Sempre das 10h ao meio-dia estarão acontecendo as apresentações dos módulos orais, no prédio 44 do Centro de Ciências Rurais, nas salas já destinadas a estas apresentações. E no período da tarde, no ginásio Cidade I e II, as apresentações dos cursos. A programação da JAI também conta com uma parte noturna. Até o ano 2010, a JAI trabalhava com duas apresentações de pôster noturno. Essas apresentações ocorriam sempre no prédio do CCSH, na Antiga Reitoria. Então este ano, nos dias 18, terça-feira, e 20, quinta-feira, as apresentações noturnas serão no mesmo local do ano passado, na Antiga Reitoria. E mais uma novidade é que, por uma demanda dos nossos cursos noturnos, na quarta-feira (19) estará ocorrendo também uma apresentação de pôster noturno, nos Ginásios I e II.
A.O. – Como Coordenador de Iniciação Científica da PRPGP, qual teu envolvimento com a JAI?
Prof. Alessandro Dal’Col Lúcio – O organizador geral da Jornada Acadêmica Integrada sempre esteve dentro da Pró-reitoria de Pós-Graduação, Ensino e Pesquisa, PRPGP, em que, anteriormente, o coordenador de pesquisa era o responsável pela Coordenação Geral. A partir de 2011, foi criada a Coordenadoria de Iniciação Científica, e uma das atribuições do Coordenador de Iniciação Científica é a organização geral da Jornada. Sempre vale a pena destacar que nós temos um grupo formado por pessoas da nossa pró-reitoria (PRPGP), da Pró-reitoria de Extensão, da Pró-reitoria de Graduação, da Assessoria de Comunicação da Facos Agência, da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, além de toda uma logística que nós usamos dentro da Universidade com a Pró-reitoria de Administração e com a Pró-reitoria de Infraestrutura.
A.O – A JAI está crescendo cada vez mais. Você acredita que esse crescimento seja um retorno do crescimento da UFSM?
A.L – A JAI está se engrandecendo, gerando um volume de trabalho muito grande. Isso se dá porque o número de cursos vem crescendo na Universidade e o número de alunos de graduação e pós-graduação também. Bolsas de ensino sempre estão sendo disponibilizadas, em número crescente. E o crescimento da Universidade, se reflete na JAI. Para total sucesso, nós sempre começamos a organizar a Jornada em meados de março, para que consigamos ter tudo funcionando de forma adequada para a data prevista. Este ano antecipamos a Jornada, que vinha ocorrendo no mês de novembro. Isto se deve ao fato de que queríamos que a JAI pudesse compor a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida pelo Ministério da Tecnologia e Inovação do Governo Federal.
Para visualizar a programação completa da Jornada Acadêmica Integrada da UFSM clique aqui.
Repórter:
Andréa Ortis – acadêmica de Jornalismo
Edição:
Lucas Dürr Missau