Jardim Botânico abre visitação aos domingos

O Jardim Botânico da UFSM traz uma novidade para a comunidade. A partir de agora, os domingos também serão dias para visita através do Programa de Visitação Dominical. A ideia surgiu da demanda de visitações e da procura de pessoas que não têm disponibilidade durante a semana. Além da área do campus ser, cada vez mais, utilizada como área de lazer, principalmente nos finais de semana.

Fundado em 1981, o Jardim Botânico foi fruto do esforço de vários professores da Universidade.  O acervo apresenta 2500 espécimes herbáceos e arbóreos distribuídos em 13 hectares. Muitos têm importante interesse econômico, como as plantas medicinais, que totalizam cerca de 500 espécies, e alguns são usados nos jardins como ornamentais. Sua grande particularidade é ter uma coleção de plantas catalogadas com matrizes de espécies nativas e que possibilitam o fornecimento de sementes para reflorestamento e produção de mudas.

O professor e diretor do Jardim Botânico, Renato Aquino Záchia, explica que o objetivo central desse ambiente é conservar as espécies nativas na região de Santa Maria, em especial as florestais. Apesar desse aspecto conservacionista, todo jardim é uma importante área de lazer, com relevantes espaços que podem ser aproveitados também para eventos relacionados ao ensino, pesquisa e extensão. “O que se deseja estimular na comunidade é que as escolas utilizem esse espaço como sala de aula ao ar livre, inovando e intensificando o interesse das crianças pela natureza e pelo próprio conteúdo do professor”, diz Záchia. É possível, portanto, que o professor dê uma aula prática, use o seu conteúdo e suas propostas de ensino e didática, através de recursos naturais. Além disso, pode-se ter uma interdisciplinaridade, que envolva disciplinas como geografia, biologia e até mesmo matemática.

As visitas são abertas ao público e ocorrerão de forma sincronizada às exposições do Planetário da UFSM, sempre os domingos das 13h30min às 15h, exceto nos dias de chuva. Elas serão mediadas por um monitor, orientado pelo professor Záchia, e devem ser sempre agendadas. A visita consiste em um passeio ao longo de uma trilha, onde serão apresentadas as espécies exóticas e nativas mais importantes, sua identificação, nomes populares, importância econômica, estado de conservação e explicação sobre usos. Além de curiosidades, características ecológicas e preservação da biodiversidade. O roteiro percorre diferentes paisagens e ambientes, onde todos esses aspectos serão desenvolvidos. Em seguida, ocorre a visita ao Planetário a partir das 15h30min.

Durante a semana, o Jardim Botânico também é aberto ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h15min às 12h e das 13h às 16h30min. Um recepcionista fica à disposição para receber e orientar. Apesar disso, é possível passear à vontade pelo espaço, sempre respeitando o material botânico sem danificá-lo.

O Jardim Botânico é um órgão suplementar do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), localizado no campus da UFSM, próximo ao prédio do Almoxarifado. Os interessados podem agendar visitas pelo telefone (55) 91938183.

Repórter:

Daniela Silva Huberty – Acadêmica de Jornalismo.

Edição:

Lucas Dürr Missau.