Na última quarta-feira (28), o Colégio Politécnico da UFSM recebeu 35 produtores de sete municípios da Quarta Colônia para treinamento em fruticultura. O treinamento foi realizado a pedido dos sindicatos rurais, secretarias da agricultura e Emater dos municípios. Os produtores estão buscando novas alternativas à cultura do fumo e ao arroz irrigado.
No treinamento foram apresentados os resultados de oito anos de pesquisa com frutíferas. Os assuntos abordados foram: desafios e oportunidades da fruticultura, pesquisas e manejo das culturas de figueira, caquizeiro, goiabeira, citros, pessegueiro, amoreira e videira.
Após o treinamento, os produtores sugeriram que o Politécnico ofereça um treinamento específico para cada cultura, bem como organize visita-técnica supervisionada a produtores comerciais da região.
No mês de agosto, o Politécnico realizou um treinamento na mesma área para 28 produtores de Dilermando de Aguiar. Segundo o prof. Diniz Fronza, coordenador da área de fruticultura na escola, em 2011 mais de 800 pessoas já foram treinadas em fruticultura, incluido dias-de-campo, visitas técnicas e cursos de extensão.