Ir para o conteúdo PRA Ir para o menu PRA Ir para a busca no site PRA Ir para o rodapé PRA
Ir para o conteúdo
GovBR Navegar para direita
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Apresentação:

A Pró-Reitoria de Administração (PRA) tem por competência dirigir, coordenar, supervisionar e fiscalizar os serviços administrativos da Universidade por meio das subunidades: Departamento de Arquivo Geral; Departamento de Contabilidade e Finanças; e Departamento de Material e Patrimônio.

Está localizada no 5º andar do prédio da Reitoria, sala 542 – Campus Sede no município de Santa Maria/RS.

Notícias
Instrumentos de Cobrança - Perguntas e Respostas
📢 Disponibilizado Perguntas e Respostas sobre Instrumentos de Cobrança no Contratos.gov.brO Departamento de Contabilidade e Finanças (DCF) da UFSM disponibilizou um documento com Perguntas e Respostas (FAQ) voltado aos usuários que atuam com liquidação e pagamento de documentos fiscais por…
Lançamento do PGC/DFD 2026 – Confira o Cronograma Oficial
A PRA, juntamente ao DEMAPA, informam o lançamento oficial do Plano de Contratações Anual (PGC) e Documento de Formalização da Demanda (DFD) para o exercício de 2026. O processo, fundamental para o planejamento e execução das contratações da instituição, seguirá…
CIRCUITO 10º FESTIVAL ARQUIVO EM CARTAZ EM SANTA MARIA
O Arquivo em Cartaz - Festival Internacional de Cinema de Arquivo chega a sua 10ª Edição, com o desafio de ampliar sua realização no território nacional com ações nas cinco regiões do Brasil, constituindo assim um grandioso Circuito com o…
Novo Sistema de Seguro Acadêmico da UFSM é Atualizado
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) informa às coordenações de cursos e departamentos que o Sistema de Seguro Acadêmico/UFSM foi atualizado em março de 2025. Com essa atualização, não será mais necessário o cadastro individual dos acadêmicos dos cursos…
Relatório de Gestão da Pró-Reitoria de Administração:

Clique aqui para acessar a versão PDF

Departamentos:
Principais Serviços:
PEN-SIE
Processos e Documentos

Abertura de Protocolo

Pesquisa ao acervo permanente
Assessoria Arquivística
Digitalização Arquivística
Malotes
Postagem
(Correspondência)

Acervo Fotográfico

Principais Serviços:
Cadastros e Certidões
Formulários e Modelos de documentos
Emissão de GRU
Suprimento de Fundos (Formulários)
Suprimento de Fundos
(Manuais/Legislação)
Informativos
Principais Serviços:
Licitações
Contratos
Patrimônio
Registro de Preços
Estoque
Orientações
Materiais Catalogados
Atualizações e Dispositivos Legais:
  • O Departamento de Material e Patrimônio – DEMAPA  informa que a partir do dia 1º de abril de 2023, será obrigatória a utilização da Lei 14.133/2021, nova Lei de Licitações e Contratações – NLC. Contratações que envolvem baixo valor, nos limites conforme previstos na Lei, serão por meio de Dispensa Eletrônica. Esta ferramenta possibilitará que os fornecedores interessados participem da disputa eletrônica em ambiente nacional, mais informações no website do DEMAPA.
 
  • A Pró-Reitoria de Planejamento-PROPLAN, a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia-AGITTEC e a Pró-Reitoria de Administração-PRA, sintetizaram os principais aspectos da RESOLUÇÃO UFSM N. 089, de 06 de maio de 2022, de forma a esclarecer seu conteúdo aos pesquisadores e demais participantes de projetos de pesquisa, ensino, extensão e desenvolvimento institucional, científico e tecnológico. FLYER – Fundações de Apoio.
  
  • Departamento de Arquivo Geral-DAG informa que, visando a otimização do espaço físico e a redução de custos aos acadêmicos de pós-graduação com impressão, bem como atender a Portaria Nº 360 do MEC, a UFSM passará adotar o envio de monografias, dissertações e teses na modalidade digital. Com esta portaria não poderão mais ser emitidos documentos da vida acadêmica em suporte físico, sendo obrigatória sua produção unicamente na forma digital a partir de 01/08/2022.
 
  • O Departamento de Contabilidade e Finanças-DCF informa que a partir do dia 01/07/2022 não serão recebidos documentos físicos no Protocolo e Arquivo do DCF. Desta forma, a documentação para pagamento de notas fiscais de fornecedores, bolsas estudantis e outras, deverá seguir o fluxo de tramitação e orientações para encaminhamento do processo de “Liquidação e Pagamento de Documentos Fiscais”. 
Conformidade Legal de Projetos parcerias entre UFSM e fundações de apoio

A Pró-Reitoria de Administração (PRA) através do setor de Conformidade Legal de Projetos realiza análise, acompanhamento e gestão de Contratos e Acordos de Parceria, os quais correspondem a contratação de Fundação de Apoio para dar suporte a UFSM na operacionalização dos projetos.

 Entenda um pouco mais sobre os Projetos na UFSM por meio do Portal de Projetos

Fundações que atuam na UFSM:

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.