Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Início do conteúdo

XI Seminário Institucional do Pibid II Seminário Institucional Residência Pedagógica UFSM

Técnico-Científicos Publicado: 30 junho 2021 - 17:04 Última modificação: 18 agosto 2021 - 10:56 Ouvir

Youtube Prograd - Santa Maria

07/07/2021 00:00 - 09/07/2021 00:00

Descrição

O XI Seminário Institucional do Pibid e II Seminário Institucional Residência Pedagógica/UFSM será realizado no período de 07 a 09 de julho de 2021, com a temática: Formação de professores e os Programas de Governo: desafios e perspectivas.

As sessões acontecerão via Google Meet (respectivos links serão disponibilizados aos(às) participantes, com transmissão pelo Canal YouTube Prograd – ufsm.br/youtubeprograd.

NOVO! Formulário de Avaliação do Evento:

Contribua com críticas e sugestões para as próximas edições dos Seminários, a respeito das atividades propostas, palestrantes, temáticas abordadas, horário, formato e organização do evento

Programação

07/07/2021 – Quarta-feira

ManhãMesa “Ser professor em tempos de mudanças” – 9h às 11h30min – https://youtu.be/xLzf2EAPg9A
Elena Maria Mallmann – CE/UFSM
Marilene Gabriel Dalla Corte – CE/UFSM

Tarde: Palestra de Abertura – 14h às 17h – https://youtu.be/JAlXBWttYho
Temática: Formação de professores: desafios e perspectivas
Prof. Dr. Helder Eterno da Silveira – Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia – UFU

08/07/2021 – Quinta-feira

Manhã e Tarde: Eventos dos Subprojetos com participação das Escolas participantes dos Programas, Acadêmicos(as) da UFSM – Bolsistas dos Programas e demais acadêmicos(as) dos Cursos de Licenciaturas.

Artes Visuais

9h – 10h – Apresentação da escola Margarida Lopes

10h – 11h – Apresentação da escola Olavo Bilac

11h – 12h – Apresentação da escola Pinheiro Machado

PIBID-Biologia/RP-Física

Manhã: 9h00min 11h30min

Tema da manhã: Experiências das escolas em roda de conversa

PARTE 1: 9h00min – 11h00min

Organização:
→ 15min/escola (representantes discentes) + 5min professor supervisor/preceptor = 20min/escola
→ 6 escolas = 2h

PARTE 2: 11h00min – 11h30min

→ Discussão geral e elaboração de uma síntese.

Inscrição na seção da Roda de Conversa no formulário: https://forms.gle/fHH2UjSTBBcMwTQr7

Tarde: Comunicações Orais.
Noite: (18h):  Reunião dos Programas com Coordenadores(as) de Cursos de Licenciaturas

09/07/2021 – Sexta-feira

Manhã: Oficinas diversas (Organizadas nos Subprojetos dos Programas)
Tarde: Reunião dos Subprojetos

Inscrição

Link de inscrições: https://forms.gle/S8aRJdLDu8Q96dLJ6

Programação específica para inscrições:

Comunicações orais – 08/07/21 – 14h

SALA 1 – ARTES VISUAIS, DANÇA

Área: Dança

Título: A autobiografia e o repertório docente na formação de professores e professoras – Apresentadores/as: Kayany Padilha Leite, Sergio Pinheiro e  Willian Gabriel Nienow

 Área: Dança

Título: A vivência de ex-pibidianos/as na escola – Apresentadores/as: Estefani Dias e Rilari Nunes Ferrão

Área: Artes Visuais

Título: Educação Em Tempos De Pandemia: Desafios E Possibilidades Com O Pibid Na Emef Caic – Apresentadores:  Rafaela Guarienti, Petra Iglezias

Área: Artes Visuais

Título: Experiências No Pibid – Artes Visuais: Aprendizagens E Desafios Em Tempos De Pandemia – Emef Pão Dos Pobres Santo Antônio – Apresentadores: Alice Glasenapp Farias, Flavia Queiroz Pereira De Jesus

Área: Artes Visuais

Título: Interlocuções Entre Arte, Escola E Universidade: Reinventar-Se Em Meio A Pandemia – Apresentadores: Jamille Marin Coletto, Mariana Munhoz Goulart Nadine Rodrigues da Silva

SALA 2 – EDUCAÇÃO FÍSICA – PIBID E RP

Área: Educação Física – PIBID

Título: A Importância Da Escola E Da Educação Física Escolar Na Formação Social, Intelectual E Moral Do Indivíduo – Apresentador (a): Maria Gabrieli Krug Dorneles – Acadêmica  de licenciatura em Educação Física Santa Maria

Área: Educação Física – PIBID

Título: A Importância Da Abordagem De Gênero E Sexualidade No Ambiente Escolar – Apresentador (a): Natanaél dos Santos de Almeida – Acadêmico de Licenciatura em Educação Física

Área: Educação Fisica – PIBID
Título: O PIBID como primeiro contado do graduando com a escola – Apresentadora: Valquiria Saraiva Rangel – Acadêmico de Licenciatura em Educação Física

Área: Educação Fisica – PIBID

Título: “Educação física escolar: a subestimação da aprendizagem advinda da história cultural brasileira” –Apresentadores: Raul de Mendonça Canabarro e Leandro Pereira dos Santos – Acadêmicos de Licenciatura em Educação Física.

Área: Educação Fisica- PIBID

Título: A hegemonia do esporte no âmbito escolar – Apresentador: Guilherme Alves Paim –  Acadêmico de Licenciatura em Educação Física

Área: Educação Física – Residência

Título: Voleibol: repensando a prática pedagógica no contexto pré- pandêmico – Apresentadores: Renan Luis Schwaab

Área: Educação Física – Residência

Título: Educação Física e pandemia: um olhar através da prática pedagógica e no contexto das ferramentas midiáticas para com a educação – Apresentadores: Douglas Mateus Gomes da Rosa

Área: Educação Física – Residência

Título: Golbol: adaptações e estratégias para o ensino remoto – Apresentadores: Gabriel Winck, Allan Pilar; Luan Antunes e Verônica Perez Farias.

Área: Educação Física – Residência

Título: Educação Física e Temas Transversais: adaptando para aulas remotas (síncronas e assíncronas) – Apresentadores: Álvaro Silva Pivetta, Juliana Picolotto e Eduarda Maciel

Área: Educação Física – Residência

Título: O uso do Kahoot como ferramenta de ensino aprendizagem nas aulas remotas – Apresentadores: Maria Eduarda Montedo e Maria Eduarda Rigo

Área: Educação Física – Residência

Título: A percepção acerca do ensino remoto da modalidade atletismo – Apresentador: Uriel Tolfo Zanini

SALAS 3 E 4 – LÍNGUA INGLESA E LÍNGUA PORTUGUESA

Área: Língua Inglesa

Título: Docência Compartilhada – Planejamento de Aulas – Apresentadores/as: Lucas Paz, Marcelle Rosa, Vitória Rocha

Área: Língua Inglesa

Título: O preconceito linguístico abordado a partir de um projeto anti-bullying – Apresentadores/as: Bernardo Silveira Borges

Área: Língua Inglesa

Título: O desafio das aulas remotas e o desenvolvimento de conscientização fonológica – Apresentadores/as: Anna Carolina, Maria Victória, Selma Bittencourt

Área: Língua Inglesa

Título: Desafios, adequações e ajustes no quadro escolar em tempos de pandemia –  Apresentadores/as: Nicole Cavalli, Gabriela Schramm, Ana Luiza Brasil

Área: Língua Inglesa

Título: A implementação de tecnologias digitais educacionais em aulas remotas em turmas do ensino médio da escola Edna May Cardoso – Apresentadores/as: Lara Portella, Paula G. Fernandes

Área: Língua Inglesa

Título: Oficina de Textos H.P. Lovecraft – Oficina Margarida – Apresentadores/as: Matheus Haag, Stefany Schumacher

Área: Língua Inglesa

Título: Língua, riso e preconceito – As fronteiras do Humor – Apresentadores/as: Dainara Juchniewski

Área: Língua Inglesa

Título: Relato sobre desafios de ensino na escola Júlio do Canto durante a pandemia. – Apresentadores/as: Marllyane Muratt, Thomas Wellerton

Área: Língua Inglesa

Título: Abordagens transversais de ensino nas disciplinas de Inglês como língua adicional: O papel da educação na luta contra a LGBTfobia – Apresentadores/as: Victor Noal, Jadi Maciel

Área: Língua Inglesa

Título: Realidade escolar – Edna may – Apresentadores/as: Stephanie Santos, Jullie Benicio

Área: Língua Inglesa

Título: O humor representado nas sitcoms e o bullying pela perspectiva do agressor: projeto anti-bullying. – Apresentadores/as: Barbara Fernandes

Área: Língua Inglesa

Título: O bullying sob o enfoque dos direitos humanos: projeto anti-bullying – Apresentadores/as: Barbara Fernandes

Área: Língua Inglesa

Título: Relato de Docência Compartilhada na Júlio do Canto – Apresentadores/as: Amanda Simões Teixeira

Área: Língua Inglesa

Título: Relato de Docência Compartilhada Edna May – Apresentadores/as: Rafaela Ramires

Área: Língua Inglesa

Título: Situações onde o humor e o bullying são representadas nos animes – Apresentadores/as: Emerson Gonçalves da Silva

Área: Língua Inglesa

Título: Humor em Sitcoms – Traduções de piadas em inglês para o português – Apresentadores/as: Eduarda Victória Bisognin

Área: Língua Portuguesa

Título: USO DAS CONJUNÇÕES COORDENADAS SOB UM VIÉS CRÍTICO-SOCIALElaboradores/as: Júlia Rodrigues, Maximiliano de Almeida, Sonia Klein dos Santos – Apresentadores/as: Júlia Rodrigues, Maximiliano de Almeida

Área: Língua Portuguesa

Título: LETRAMENTO DIGITAL: A CRIAÇÃO DE PODCAST NO ENSINO MÉDIO – Elaboradores/as: Caroline Dillenburg Abott, Celia H. P. Della Méa, Gabriela Dias Rodrigues, Igor Silva de Lima, Ysadora Pereira Rangel – Apresentadores/as: Caroline Dillenburg Abott, Igor Silva de Lima

Área: Língua Portuguesa

Título: GÊNERO NOTÍCIA SOB A PERSPECTIVA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE ORIENTADA PELA TAXONOMIA DE BLOOMElaboradores/as: Eduardo Silva, Simioni Vanessa Nyland, Camila Noal Selle – Apresentadores/as: Eduardo Silva, Simioni Vanessa Nyland

Área: Língua Portuguesa

Título: FAKE NEWS E LETRAMENTO CRÍTICO – Elaboradores/as: Camila Lima Nunes, Jaqueline Ludtke, Leonardo da Silva Martins, Sonia Klein dos Santos – Apresentadores/as: Leonardo Martins, Jaqueline Ludtke

Área: Língua Portuguesa

Título: JOGO DA DISCÓRDIAElaboradores/as: Daniele Razeira, Fernanda Mariano Langner, Gabriela Schlesner Ehle, Victória Pontes Borgmann, Jamille Xavier – Apresentadores/as: Fernanda Mariano Langner, Gabriela Schlesner Ehle

Área: Língua Portuguesa

Título: EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS A PARTIR DE CAPACITAÇÃO OFERTADA POR PARCERIA DO PIBID LINGUA PORTUGUESA – Elaboradores/as: Gabrieli Martini, Thatiana Oliveira da Silva, Camila Noal Selle – Apresentadores/as: Gabrieli Martini, Thatiana Oliveira da Silva

Área: Língua Portuguesa

Título: ATIVIDADES ESCOLARES ESCRITAS COMO FORMA DE INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO PERÍODO PANDÊMICO – Elaboradores/as: Camila Esther Barrim Paz, Natália Kober Medeiros, Camila Noal Selle – Apresentadores/as: Camila Esther Barrim Paz, Natália Kober Medeiros

Área: Língua Portuguesa

Título: APRIMORAMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE O GÊNERO REPORTAGEM DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) – Elaboradores/as: Larissa de Andrade de Godoy, Manoela Marques Pettine, Vitoria Larsen Quaresma, Camila Noal Selle – Apresentadores/as: Manoela Marques Pettine, Vitoria Larsen Quaresma

Área: Língua Portuguesa

Título: APRESENTAÇÃO DOS PIBIDIANOS SOB UM VIÉS PAULO FREIREANO – Elaboradores/as: Gabriela Curto, Pâmela Mota, Pedro Pinheiro, Sonia Klein dos SantosApresentadores/as: Pedro Pinheiro

Sala 5 – EDUCAÇÃO ESPECIAL

Mais informações clicando aqui: programação

ÁREA: Educação Especial

Título: A construção do AEE dentro do contexto pandêmico na EEEM Naura Teixeira Pinheiro.Apresentadores/as: Acadêmicas Eliandra, Isabel e Tânia

ÁREA: Educação Especial

Título: A atuação do PIBID e RP da Educação Especial na EMEF Chácara das Flores – Propostas Pedagógicas baseadas nas necessidades de apoio para a vida em sociedade – Apresentadoras: BIANCA FORTES, FRANCINE FIGUEIREDO BRUM e Beatriz Campanha dos Santos

ÁREA: Educação Especial

Título: A atuação da EEEF Marechal Rondon junto dos programas PIBID e RP na modalidade de ensino remoto – Apresentadores/as: Luísa Ferreira, Evelyn de Freitas, Romaiana Pereira e Aline Silva;

ÁREA: Educação Especial

Título: Relato de experiência PIBID/RP Augusto Ruschi: Compartilhando saberes e ideias sobre a Educação Especial e o Atendimento Educacional Especializado em um contexto pandêmico – Apresentadora: Eduarda Gelsdorf Seckler

ÁREA: Educação Especial

Grupo Pilar pensando propostas com Jogos Digitais.

Participação de: Evelin, Andriele, Roseli, Regina e Andrea

ÁREA: Educação Especial

O AEE em tempos de ensino remoto e a articulação da equipe Edy Maya como proposta de trabalho inclusiva.

Apresentação: Gilberto, Sheron e Márcia

Sala 6 – PEDAGOGIA – ALFABETIZAÇÃO

ÁREA: Pedagogia – Alfabetização – PIBID

Título: OS DESAFIOS DE UMA PROFESSORA E DAS CRIANÇAS: COMO SER PROTAGONISTA DURANTE O ENSINO REMOTO? – Apresentador/a(s): SIQUEIRA, Elisa de Lima;  JACQUES, Joana Da Cas

ÁREA: Pedagogia – Alfabetização – PIBID

Título: “BOA TARDE, GALERINHA!”: RELATOS DE UM CONTATO AFETIVO COM ESTUDANTES E FAMILIARES NO ENSINO REMOTO – Apresentador/a(s): RANGEL, Madjiguene Rodrigues;  ZULIANELO Raquel

ÁREA: Pedagogia – Alfabetização – PIBID

Título: A SALA DE AULA VIROU UM LINK, E AGORA? – Apresentador/a(s): PAIM, Fernanda Vicente Paim; MUSCOPE, Leticia Paiva

ÁREA: Pedagogia – Alfabetização – PIBID

Título: EDUCAÇÃO EM MEIO A PANDEMIA: QUAIS AS DIFICULDADES VIVENCIADAS? – Apresentador/a(s): ROSSI, Andréia Saidelles;  SILVA, Miriane Magalhães da.

ÁREA: Pedagogia – Alfabetização – PIBID

Título: DISTÂNCIAS E DESAFIOS NA PANDEMIA: VIVÊNCIAS POSSIBILITADAS PELO PIBID – Apresentador/a(s): Carina M.; OLIVEIRA, Gabriella D.;

ÁREA: Pedagogia – Alfabetização – PIBID

Título: RELATOS DE UMA RELAÇÃO À DISTÂNCIA: AS DIFICULDADES ACERCA DA COMUNICAÇÃO ENTRE PIBIDIANOS E A TURMA DO 2º ANO DA EMEF RENATO NOCCHI ZIMMERMANN – Apresentador/a(s): SCHMIDT, Joana A; SILVA, Juan G Z; BENZ, Gracieli C;

ÁREA: Pedagogia – Alfabetização – PIBID

Título: OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO: UM OLHAR PARA UM CONTEXTO EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL – Apresentador/a(s): ARAUJO, Leticia; SILVA, Maria Julia S.;

ÁREA: Pedagogia – Alfabetização – PIBID

Título: O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS DO ENSINO REMOTO – Apresentador/a(s): RODRIGUES, Nathâni. C.; NASCIMENTO, Gisele.S.;

ÁREA: Pedagogia – Alfabetização – PIBID

Título: OS DESAFIOS DOS PROFESSORES NA ADAPTAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS VOLTADAS PARA A COMUNICAÇÃO – Apresentador/a(s): COSTA, Graziella, C.; PENHA, Melaine, S, S.

ÁREA: Pedagogia – Alfabetização – PIBID

Título: A AUSÊNCIA DE INTERAÇÃO COM AS CRIANÇAS E O TRABALHO PEDAGÓGICO – Apresentador/a(s): LUTZ, Karoline; SILVEIRA, Luiza;

ÁREA: Pedagogia – Alfabetização – PIBID

Título: O DESAFIO DA COMUNICAÇÃO NO PIBID EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID 19 – Apresentador/a(s): COUTO, Eduarda R.; GONÇALVES, Ramon S.;

ÁREA: Pedagogia – Alfabetização – PIBID

Título: A LITERACIA DIGITAL E O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES REMOTAS – Apresentador/a(s): OLIVEIRA, Renata C. de.; MOREIRA, Ana Lavínia M

Sala 7 – HISTÓRIA

ÁREA: História – RP e PIBID

Comunicação Oral de cada uma das seis escolas (20 minutos por escola) sobre as produções, abordagens e inserções no ensino remoto

Sala 8 – GEOGRAFIA

Colégio Estadual Professora Edna May Cardoso

ÁREA: Geografia – Residência

Título: O estágio curricular em Geografia antes de e com a pandemia Covid-19 – Apresentador/a(s): Amanda Alves Mathias

ÁREA: Geografia – Residência

Título: As aulas de Geografia pelo sistema remoto em tempos de pandemia Covid-19 – Apresentador/a(s): Andriele Koglin

ÁREA: Geografia – Residência

Título: As dificuldades do educador de Geografia na pandemia Covid-19 – Apresentador/a(s): Eduarda Caroline Brum

ÁREA: Geografia – Residência

Título: As aulas de Geografia pelo sistema remoto em tempos de pandemia Covid-19 – Apresentador/a(s): Joceli Gross

ÁREA: Geografia – Residência

Título: As incertezas e adaptações dos alunos do Residência Pedagógica durante a pandemia do COVID-19 – Apresentador/a(s): Laís Regina Negrini

ÁREA: Geografia – Residência

Título: As aulas de Geografia pelo sistema remoto em tempos de pandemia Covid-19 – Apresentador/a(s): Maicon Douglas 

ÁREA: Geografia – Residência

Título: O estágio curricular em Geografia pelo sistema remoto em tempos de pandemia Covid-19 – Apresentador/a(s): Raíssa Ragagnin

ÁREA: Geografia – Residência

Título: As aulas de Geografia no ensino médio pelo sistema remoto em tempos de pandemia Covid-19 – Apresentador/a(s): Renata Carvalho

Escola: Escola Estadual de Ensino Médio Santa Marta

ÁREA: Geografia – Residência

Título: Relato sobre a relação Aluno X Professor no contexto remoto de aulas assíncronas – Apresentador/a(s): Eduarda de Freitas Sardi 

ÁREA: Geografia – Residência

Título: Relato de práticas no 8 ano da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Marta – Apresentador/a(s): Francisco Augusto Altermann

ÁREA: Geografia – Residência

Título: Relatos de práticas pedagógicas do estágio curricular em tempos de pandemia covid-19 – Apresentador/a(s): Diego Oliveira Aguiar

ÁREA: Geografia – Residência

Título: Relatos de práticas pedagógicas durante a pandemia covid-19 – Apresentador/a(s): Leonardo Berté Nunes

ÁREA: Geografia – Residência

Título: Relatos de práticas pedagógicas do 7º ano do EF, durante a pandemia Covid-19   – Apresentador/a(s): Raphaela Brum dos Santos

ÁREA: Geografia – Residência

Título: O ensino da EJA de Geografia: os desafios frente a política do ensino remoto em tempos de pandemia Covid-19 – Apresentador/a(s): Daniel Lucas Balin e Adriel Penteado Feltrin

ÁREA: Geografia – Residência

Título: A expectativa da devolutiva da aula pela “folhinha” do 6º ano do ensino fundamental, estagio curricular em tempos de pandemia covid – 19 – Apresentador/a(s): Raquel Machado de Oliveira

Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena

ÁREA: Geografia – Residência

Título: Dificuldades de interação com os alunos do 9º do ensino fundamental na plataforma Google meet – Apresentador/a(s): Fabiano dal’ongaro e Thomas Binder

ÁREA: Geografia – Residência

Título: Como ensinar e educar em tempos de pandemia Covid-19 – Apresentador/a(s): Lisiane Moraes e Marta Fischer

ÁREA: Geografia – Residência

Título: Conceitos cartográficos introduzidos no 6º ano do ensino fundamental em ambiente remoto – Apresentador/a(s): Lucas Cagliari Grando e Larissa Bassan

ÁREA: Geografia – Residência

Título: Vivências pedagógicas e os desafios do ensino remoto no ensino fundamental – Apresentador/a(s): Igor Barros Silva e Adriani Dias da Silva

Sala 9 – MATEMÁTICA

Área: Matemática

Título: Pibid Matemática: Representações de bolsistas da escola Lourenço Dalla Corte em eventos científicos – Apresentadores: Marielle dos Santos e Samuel Campos

Área: Matemática

Título: Atuação dos pibidianos do curso de matemática da ufsm em tempos de
pandemia –  Autores: Renata Carolina Mayer Metz, Daiana Hasselmann de Oliveira, Gustavo Graeber Stefani, Willian Zuchetto, Helga de Mattos Pasinato e Fabiane Cristina Hopner Noguti.

Área: Matemática

Título: Proposta colaborativa entre diferentes áreas de ensino: ênfase em geometria plana e espacial  – Apresentadores: Ana Clara Fidler Rios, Anderson Mateus Souza de Moura, João Ygor Dias Cardoso, Otávio Augusto Duarte Freitas

Titulo: 100 anos Paulo Freire
Apresentadora: Anelise Militz Pereira (PIBID GT Escola Érico Veríssimo)

Título: Princípios da pedagogia libertária.
Apresentador: Willian Xavier Lopes

Título: Educação do campo – permanência do jovem no campo
Apresentadora: Angela Pauletti
A apresentação consiste em um breve resumo trazendo os principais tópicos trabalhados na pesquisa, numa perspectiva histórica, regional além de trazer reflexões sobre o ensino de filosofia neste ambiente.

Título: “Ferramentas que facilitem o processo de ensino da filosofia”.
Apresentador: Gilberto Rodrigues da Silva.

Título: O PIBID FILOSOFIA NA ESCOLA EDNA MAY CARDOSO.
RELATO DAS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO REMOTO .
AUTORES: RENÉ FELIX GARCIA NETO, VIVIAN MACHADO DA SILVA, EDUARDO LUIS SCHMITZHAUS, RAFAEL RODRIGUES DA SILVA, CAROLINE FRIESS BRAGA
LUCAS FERNANDO DE MATOS MOREIRA

Título: Café Filosófico
Autores: Vitória sauzem e Maria Kuntzler, e os co autores são os integrantes do grupo: Diogo Gancine,Gabriel Christino, Katiuscia da costa Espinosa, Kelli Brittes, Lucas Comoretto e Sabrina Freitas

Título: Relato sobre as atividades que vem sendo realizadas no grupo de trabalho Érico Veríssimo.
Participantes: Bruna Rodrigues
Resumo: Será apresentado um breve relato a respeito das atividades que foram, e estão sendo desenvolvidas no grupo de trabalho dos pibidianos que estão atuando na escola Érico Veríssimo. Devido às condições presentes os membros grupo se encontram virtualmente uma vez na semana para debater, estudar e analisar questões acerca da educação e do ensino de filosofia. Dentre as atividades desenvolvidas tivemos: exposições de ferramentas virtuais que facilitam o acesso ao aluno de forma remota, apresentação do currículo lattes, ensino de diferentes plataformas de qualidade para realização de colheita de dados para a pesquisa
acadêmica, estudo do livro Pedagogia do Oprimido e também apresentações sobre temas diversos. Este relato pretende compartilhar o conteúdo destas atividades.

Sala 11- PIBID-Biologia/RP-Física

Tarde: 14h00min – 17h00min

Inscrição no formulário: https://forms.gle/dNrjy8D3DvKmvCxk6

Título: Desafios enfrentados pelas equipes das escolas no ensino remoto. (Dificuldade de atendimento dos alunos da Educação Básica e a inserção dos pibidianos e residentes).

1) RP-Física
1.1 Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Walter Jobim
Preceptor: Prof. Jardel Antonio Guidolin
Residentes: Ana Caroline de Carvalho; Anderson da Silva Furlan; Daniel Ferreira Gomes; João Gabriel Fiorentin; Lucas Henrique Bubanz; Marcos Antonio da Silva Räder; Rodrigo Redin Mack; Taís Mello de Mattos; Daniel de Moraes Becker; Laíza Sturza Loy.

1.2 Instituto Estadual Padre Caetano
Preceptora: Profa. Paola Jardim Cauduro
Residentes: Bruno Prates da Silva; Douglas Teixeira Fabrício; Larissa Sihe Oliveira; Lucas Dellinghausen Saccol; Luigi Schacker; Paloma Pauli; Rodrigo de Oliveira; Vivian Eduarda de Campos; Juliano Streb Domingues.

1.3 Colégio Estadual Manoel Ribas
Preceptora: Profa. Cristiane Feltrin Cavalin
Residentes: Arthur Rocha de Araújo e Santos; Denrlei Machado da Silva; Letícia Mariano da Silva; Lucas Carvalho Pacheco; Pedro Ravalha Lorenzoni; Sabrina Elias; Samuel Mateus Meyer; Saulo Roberto Bastos Costa Júnior; Luiz Fernando Pereira; Matheus Henrique Thomas Becker.

2) PIBID-Biologia
2.1 Escola Est Ens Med Venina Palma
Supervisora: Profa. Adriane Paim
BID: Ariel Morais, Cleiton Fortes, Douglas Kaipper, Eduard Pretto, Giliane Desotti, Giovana Martins, Karen Roeder , Ketlin Moura

2.2 Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato – Escola Agrícola
Supervisora: Profa. Dulcinéia da Costa Michel
BID: Alaína Sulzbaker, Alissa Corneau, Ana Lúcia Metzger, Gustavo de Carvalho, Joelma Corneau, Laura de Godoy, Samara Alves e Vivian Nazario

2.3 Escola Estadual Cacique Neenguiru
Supervisora: Profa. Cleide P. Brizolla Cenci
BID: Angela de Almeida Garzão, Alessandra Negrini, Graciela Sabino Bueno, Hellen Amaral, Thuani Bueno, Jenifer Borges, Lisandra Tainá Spohr e Mayara Lazari de Oliveira.

Oficinas 09/07/2021

1º horário – 8h30-10h30

Área: Dança

Título: Dança na escola 

Resumo: A oficina pretende apresentar propostas de dança na escola que possam realizadas remotamente. As atividades têm sido realizadas pelo PIBID em contextos diversos

Ministrantes: Ana Rafaela Martins, Guilherme Mesquita e Amanda Soares

Número de vagas: 20

Área: Artes Visuais

Título: Arte, Raça e Educação: atravessamentos

Propositor: Igor Carvalho da Rosa

Número de Vagas: 15

Resumo: Oficina expositiva explorando questões raciais como a representação de negros na historia das artes e na educação brasileira

Título: Ensino remoto interativo de Artes Visuais: procedimentos entre imagens e tecnologias, propostas colaborativas imersivas/interativas.

Propositor: Matheus Moreno dos Santos Camargo.

Área: Biologia – PIBID

OFICINA: “Imagens ao ensinar ciências: Por que, para que, para quem e como empregar?”  – Resumo: Pautada nos obstáculos epistemológicos evidenciados por Gaston Bachelard, esta oficina visa provocar reflexões acerca dos recursos imagéticos empregados nas aulas de Ciências e Biologia, assim como fornecer subsídios para que os professores e licenciandos possam utilizá-las da melhor forma possível, com cautela e de forma crítica

Ministrante: Profa. Mestre Laura Oestreich

Público: 28 pibidianos biologia, 30 residentes física e 10 vagas biologia licenciatura Palmeira das Missões

Áreas: Português e Inglês – PIBID

Título: Aspectos de produção e percepção no ensino de línguas

Resumo: A oficina tem por intuito refletir sobre o papel das habilidades que envolvem a produção e a percepção de sons no âmbito da linguagem, especialmente acerca do ensino e do aprendizado de língua materna e de língua adicional. A consciência fonológica, contando com o suporte de nossa experiência de falantes que mobilizam voz e escuta em língua materna, auxilia no processo de percepção auditiva e de produção oral, mas também proporciona uma reflexão sobre a escrita, sendo parte da organização das relações entre forma e sentido na(s) língua(s)

Ministrantes: Bianca Czarnobai De Jorge: Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestre em Estudos da Linguagem pela UFRGS; Bacharel em Letras Inglês-Português pela UFRGS. Carolina Riter: Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019); Residente em Saúde Coletiva pela Escola de Saúde Pública/RS (2021). Victória Barbosa: Graduanda em Letras Licenciatura Inglês-Português pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Número de vagas: 100

Área: Educação Especial – PIBID e RP

Título: RELATOS DE EXPERIÊNCIA SOBRE SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA NA ESCOLA

Resumo: A Oficina sobre os Serviços de Emergência na escola, tem como propósito compartilhar as experiências desenvolvidas pelas acadêmicas da Educação Especial do PIBID e Residência Pedagógica da UFSM, junto a uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Santa Maria. As atividades foram desenvolvidas com duas alunas incluídas de uma turma do 8º ano e 3º ano do ensino fundamental. O trabalho sobre a temática dos Serviços de Emergência, teve como objetivo auxiliar os alunos a comunicar problemas de saúde, identificar evitar acidentes domésticos e resolver situações de emergência, sabendo agir e que serviço acionar em cada situação. As atividades foram organizadas de forma lúdica, informativa, envolvendo as habilidades escolares.

Ministrantes: PRECEPTORA: JALUZA DUARTE. ACADÊMICAS: FLAVIA DE MIRANDA, BEATRIZ CAMPANHA DOS SANTOS, MARCIELI ILHA, BIANCA FORTES, FRANCINE FIGUEIREDO BRUM, LAISE FURTADO, BRUNA ALESSANDRA DOMINGUES.

20 vagas  

Área: Educação Física – PIBID

Título: Ritmo e Movimento

Ministrantes: Vitor Molina; Flavio Roberto; Alessandro Dierings; Vinícius Soares; Felipe Machado; Guilherme Sperotto; Giane Lara

Área: Filosofia – Residência Pedagógica

Título: Da academia aos memes: como capturar a atenção dos alunos no ensino online

Ministrantes: Matheus Diesel Werberich, Emiliano Kelm Duet Chagas, Wellington Monteiro, Luiza Moscato Soares, Lucas Petermann Melchior, Arthur César Daniel

Resumo: No ensino remoto, educadores precisam frequentemente competir pela atenção dos alunos com as redes sociais, por isso torna-se necessário pensar como devemos apresentar um conteúdo acadêmico de modo a capturar a atenção de nativos digitais. Nesta oficina apresentaremos algumas metodologias que podem ser úteis para educadores, especialmente no ensino de humanidades.

Área: Pedagogia – Alfabetização – PIBID

Título: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E OS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO: O QUE PODEMOS APRENDER NO E COM O MUNDO DA LEITURA?

Ministrantes: Supervisora: Caroline da Silva dos Santos; Bolsista: Eduarda Ramos de Couto; Bolsista: Fernanda Vicente Paim; Bolsista: Joana da Cas Jacques; Bolsista: Madjiguene Rodrigues Rangel; Bolsista: Raquel Zulianelo

Resumo: Essa oficina tem o objetivo de propor um momento dialógico, no que se refere à contação de histórias e os processos de alfabetização. Acreditamos na leitura, nas contações, nas trocas como potentes impulsionadores dos processos que envolvem a leitura e a escrita. Ao pensar nessa propositiva vamos nos colocar a pensar nos processos que emergem das contações, na importância de diferentes literaturas e na construção de objetos que possam servir como suporte prático e lúdico.

Vagas: 40

Área: Geografia – Residência Pedagógica

Título: GEOEDUCAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE GEOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Ministrantes: EDUARDA CAROLINE BRUM

Resumo: A geoeducação, de acordo com grandes estudiosos da área como Brilha e Borba busca qualificar e aperfeiçoar o ensino formal e não formal nas áreas relacionadas à geologia, através da utilização de exemplos locais para despertar a curiosidade e o orgulho de crianças, jovens e adultos. Nesse sentido, a oficina “Geoeducação e a importância do ensino de geologia na educação básica” buscará apresentar aplicações desta área, bem como ideias de materiais didáticos a serem utilizados na disciplina de ciências e geografia.Nesse sentido, ressalta-se que a geologia é a ciência da terra, compreendendo o estudo de diversos conteúdos que chamam atenção do educando, como o vulcanismo e o tectonismo, além do estudo das rochas e minerais. Portanto, todos nós educadores sabemos da importância da manipulação de materiais pelos educandos, sendo assim, busca-se compartilhar experiências e aplicações no ensino de geologia.

Área: Matemática – Pibid e RP

Título: Ferramentas Digitais para o Ensino da Matemática

Ministrante: Profª Dra. Patrícia Pujól Goulart Carpes UNIPAMPA Itaqui – RS

Área: Filosofia – PIBID – Residência Pedagógica
Título: Filósofos em Tempo de Pandemia
Ministrantes: Diogo Madeira Gancine, Gabriel Christino Borges, Katiuscia da Costa Espinosa, Keli Padilha Brites, Lucas Comoretto da Silva, Maria Eduarda Dalla Costa Kuntzler, Sabrina de Oliveira Farias, Sofia Helena Weiland, Vitória Albert Sauzem. Professor supervisor: Leonardo Damaceno
Resumo: Desde que começou a pandemia, qual foi a coisa mais criativa que você presenciou numa chamada de vídeo? Em um cenário tão atípico, o GT Escola Maria Rocha, do PIBID – Filosofia da UFSM, sentiu a necessidade de reinventar as atividades que agora são tão comuns nas chamadas de vídeo, fugindo dos tradicionais compartilhamentos de textos e slides nas telas. Mas então, o que esse grupo fez de diferente? Ao trabalhar a questão da linguagem no ensino de filosofia, esse grupo não fez nada menos que um teatro virtual. Isso mesmo, um teatro. Cada um na sua casa, com seu próprio cenário, onde se representará algumas das principais figuras da história da filosofia e como se posicionariam a respeito da pandemia. Assim, o grupo buscou uma ferramenta tão antiga que é o teatro e o adaptou ao que há de mais contemporâneo, isto é, os encontros virtuais.

2º horário – 10h30-12h30

Área: Artes Visuais

Título: Gênero e Educação: a potência educativa das Imagens para pensar sexualidades

Resumo: Introdução à temática trazendo conceitos de gênero e sexualidade no âmbito educacional e discussão sobre imagens (cenas de filmes, séries, memes etc.) que potencializam o debate 

Propositor: Lucas de Bárbara Wendt

Número de vagas: 20

Área: Biologia – PIBID

Título: “OFICINA DE PRODUÇÃO E EDIÇÃO DE VÍDEO:  técnicas para serem aplicadas no ensino remoto”

Resumo: Em tempos de ensino remoto, se faz necessário o uso de diferentes metodologias de ensino, de modo a tornar o processo mais atrativo e menos abstrato. Dessa forma, professores e, até mesmo alunos, têm recorrido ao uso de plataformas de vídeos para a criação de conteúdos mais interativos e ilustrativos. Entretanto, percebe-se a enorme dificuldade encontrada na criação desses materiais. Dessa forma, a tem como proposta auxiliar neste uso de ferramentas digitais.

Ministrantes:

Pibidiano Cleiton Barboza Fortes Oliveira (Escola Est Ens Med Venina Palma)

Pibidiana Alaína Sulzbaker (Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato – Escola Agrícola)

Pibidiana Lisandra Taina Spohr (Escola Estadual Cacique Neenguiru)

Público: para pibidianos e docentes do núcleo da Biologia – 25 vagas

Área: Educação Especial – PIBID/RP  

Título: Produzindo vídeos acessíveis com narração de histórias para o ensino remoto.

Resumo: A oficina tem o objetivo de mostrar como produzir vídeos acessíveis para contação de histórias utilizando os aplicativos Zoom Meetings e PDF FlipBook Viewer de forma gratuita. A ideia partiu das acadêmicas participantes do projeto em conjunto com a preceptora nos planejamentos das atividades para os estudantes. Os vídeos contam com tradução em LIBRAS e audiodescrição das imagens, tornando o recurso acessível para a maioria dos estudantes. 

Ministrante:  Acadêmica Brunna De Oliveira Lopes Baldez

20 vagas  

Área: Educação Física – Residência Pedagógica

Título: Jogos na Educação: Possibilidades no ambiente virtual

Coordenadores: Ana Júlia Moraes Saccol, João Vitor Zibell, Mathias Thiago Baruffi Ribeiro, Mariane da Silva Brandão e Carlos Alberto Borin Júnior.

Área: Filosofia – Residência Pedagógica

Título: Filósofos em Tempo de Pandemia

Ministrantes: Diogo Madeira Gancine, Gabriel Christino Borges, Katiuscia da Costa Espinosa, Keli Padilha Brites, Lucas Comoretto da Silva, Maria Eduarda Dalla Costa Kuntzler, Sabrina de Oliveira Farias, Sofia Helena Weiland, Vitória Albert Sauzem. Professor supervisor: Leonardo Damaceno

Resumo: Desde que começou a pandemia, qual foi a coisa mais criativa que você presenciou numa chamada de vídeo? Em um cenário tão atípico, o GT Escola Maria Rocha, do PIBID – Filosofia da UFSM, sentiu a necessidade de reinventar as atividades que agora são tão comuns nas chamadas de vídeo, fugindo dos tradicionais compartilhamentos de textos e slides nas telas. Mas então, o que esse grupo fez de diferente? Ao trabalhar a questão da linguagem no ensino de filosofia, esse grupo não fez nada menos que um teatro virtual. Isso mesmo, um teatro. Cada um na sua casa, com seu próprio cenário, onde se representará algumas das principais figuras da história da filosofia e como se posicionariam a respeito da pandemia. Assim, o grupo buscou uma ferramenta tão antiga que é o teatro e o adaptou ao que há de mais contemporâneo, isto é, os encontros virtuais.

Área: Geografia – Residência Pedagógica

Título: Mapeamento Colaborativo: uma ferramenta didática

Ministrantes: FRANCISCO AUGUSTO ALTERMANN e THOMAS BINDER

Resumo: O Mapeamento Colaborativo consiste em compartilhar informações entre usuários da plataforma com intuito de levantar dados de utilidade pública, podendo ser uma ótima ferramenta didática para o ensino básico.

Área: Matemática – Pibid e RP

Título: Tudo o que você sempre quis saber sobre o Ensino Remoto mas tinha medo (ou não) de perguntar

Ministrantes: Profª Dra. Regina Elhers Bathelt – Centro de Educação – UFSM

Área: Física – PIBID

TÍTULO: Ferramentas digitais e desafios no ensino remoto: articulações no RP-Física
TEMA: Contextualização e identificação das dificuldades no ensino remoto. As formas encontradas pelo RP-Física para contorná-las. Seleção de ferramentas computacionais. As três escolas vão apresentar a organização dos canais no youtube. Discussão e encerramento.
MINISTRANTES: Bruno Prates da Silva; Lucas Henrique Bubanz; Pedro Ravalha Lorenzoni; Rodrigo Redin Mack.
PÚBLICO: RP-Física

Contato

prograd@ufsm.br

Localização

Youtube Prograd

Av, Roraima - 0 - Camobi

Santa Maria - Rio Grande do Sul