Youtube Prograd - Santa Maria
07/07/2021 00:00 - 09/07/2021 00:00
Descrição
O XI Seminário Institucional do Pibid e II Seminário Institucional Residência Pedagógica/UFSM será realizado no período de 07 a 09 de julho de 2021, com a temática: Formação de professores e os Programas de Governo: desafios e perspectivas.
As sessões acontecerão via Google Meet (respectivos links serão disponibilizados aos(às) participantes, com transmissão pelo Canal YouTube Prograd – ufsm.br/youtubeprograd.
NOVO! Formulário de Avaliação do Evento:
Contribua com críticas e sugestões para as próximas edições dos Seminários, a respeito das atividades propostas, palestrantes, temáticas abordadas, horário, formato e organização do evento
Programação
07/07/2021 – Quarta-feira
Manhã: Mesa “Ser professor em tempos de mudanças” – 9h às 11h30min – https://youtu.be/xLzf2EAPg9A
Elena Maria Mallmann – CE/UFSM
Marilene Gabriel Dalla Corte – CE/UFSM
Tarde: Palestra de Abertura – 14h às 17h – https://youtu.be/JAlXBWttYho
Temática: Formação de professores: desafios e perspectivas
Prof. Dr. Helder Eterno da Silveira – Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia – UFU
08/07/2021 – Quinta-feira
Manhã e Tarde: Eventos dos Subprojetos com participação das Escolas participantes dos Programas, Acadêmicos(as) da UFSM – Bolsistas dos Programas e demais acadêmicos(as) dos Cursos de Licenciaturas.
Artes Visuais
9h – 10h – Apresentação da escola Margarida Lopes
10h – 11h – Apresentação da escola Olavo Bilac
11h – 12h – Apresentação da escola Pinheiro Machado
PIBID-Biologia/RP-Física
Manhã: 9h00min 11h30min
Tema da manhã: Experiências das escolas em roda de conversa
PARTE 1: 9h00min – 11h00min
Organização:
→ 15min/escola (representantes discentes) + 5min professor supervisor/preceptor = 20min/escola
→ 6 escolas = 2h
PARTE 2: 11h00min – 11h30min
→ Discussão geral e elaboração de uma síntese.
Inscrição na seção da Roda de Conversa no formulário: https://forms.gle/fHH2UjSTBBcMwTQr7
Tarde: Comunicações Orais.
Noite: (18h): Reunião dos Programas com Coordenadores(as) de Cursos de Licenciaturas
09/07/2021 – Sexta-feira
Manhã: Oficinas diversas (Organizadas nos Subprojetos dos Programas)
Tarde: Reunião dos Subprojetos
Inscrição
Link de inscrições: https://forms.gle/S8aRJdLDu8Q96dLJ6
Programação específica para inscrições:
Comunicações orais – 08/07/21 – 14h
SALA 1 – ARTES VISUAIS, DANÇA
Área: Dança
Título: A autobiografia e o repertório docente na formação de professores e professoras – Apresentadores/as: Kayany Padilha Leite, Sergio Pinheiro e Willian Gabriel Nienow
Área: Dança
Título: A vivência de ex-pibidianos/as na escola – Apresentadores/as: Estefani Dias e Rilari Nunes Ferrão
Área: Artes Visuais
Título: Educação Em Tempos De Pandemia: Desafios E Possibilidades Com O Pibid Na Emef Caic – Apresentadores: Rafaela Guarienti, Petra Iglezias
Área: Artes Visuais
Título: Experiências No Pibid – Artes Visuais: Aprendizagens E Desafios Em Tempos De Pandemia – Emef Pão Dos Pobres Santo Antônio – Apresentadores: Alice Glasenapp Farias, Flavia Queiroz Pereira De Jesus
Área: Artes Visuais
Título: Interlocuções Entre Arte, Escola E Universidade: Reinventar-Se Em Meio A Pandemia – Apresentadores: Jamille Marin Coletto, Mariana Munhoz Goulart Nadine Rodrigues da Silva
SALA 2 – EDUCAÇÃO FÍSICA – PIBID E RP
Área: Educação Física – PIBID
Título: A Importância Da Escola E Da Educação Física Escolar Na Formação Social, Intelectual E Moral Do Indivíduo – Apresentador (a): Maria Gabrieli Krug Dorneles – Acadêmica de licenciatura em Educação Física Santa Maria
Área: Educação Física – PIBID
Título: A Importância Da Abordagem De Gênero E Sexualidade No Ambiente Escolar – Apresentador (a): Natanaél dos Santos de Almeida – Acadêmico de Licenciatura em Educação Física
Área: Educação Fisica – PIBID
Título: O PIBID como primeiro contado do graduando com a escola – Apresentadora: Valquiria Saraiva Rangel – Acadêmico de Licenciatura em Educação Física
Área: Educação Fisica – PIBID
Título: “Educação física escolar: a subestimação da aprendizagem advinda da história cultural brasileira” –Apresentadores: Raul de Mendonça Canabarro e Leandro Pereira dos Santos – Acadêmicos de Licenciatura em Educação Física.
Área: Educação Fisica- PIBID
Título: A hegemonia do esporte no âmbito escolar – Apresentador: Guilherme Alves Paim – Acadêmico de Licenciatura em Educação Física
Área: Educação Física – Residência
Título: Voleibol: repensando a prática pedagógica no contexto pré- pandêmico – Apresentadores: Renan Luis Schwaab
Área: Educação Física – Residência
Título: Educação Física e pandemia: um olhar através da prática pedagógica e no contexto das ferramentas midiáticas para com a educação – Apresentadores: Douglas Mateus Gomes da Rosa
Área: Educação Física – Residência
Título: Golbol: adaptações e estratégias para o ensino remoto – Apresentadores: Gabriel Winck, Allan Pilar; Luan Antunes e Verônica Perez Farias.
Área: Educação Física – Residência
Título: Educação Física e Temas Transversais: adaptando para aulas remotas (síncronas e assíncronas) – Apresentadores: Álvaro Silva Pivetta, Juliana Picolotto e Eduarda Maciel
Área: Educação Física – Residência
Título: O uso do Kahoot como ferramenta de ensino aprendizagem nas aulas remotas – Apresentadores: Maria Eduarda Montedo e Maria Eduarda Rigo
Área: Educação Física – Residência
Título: A percepção acerca do ensino remoto da modalidade atletismo – Apresentador: Uriel Tolfo Zanini
SALAS 3 E 4 – LÍNGUA INGLESA E LÍNGUA PORTUGUESA
Área: Língua Inglesa
Título: Docência Compartilhada – Planejamento de Aulas – Apresentadores/as: Lucas Paz, Marcelle Rosa, Vitória Rocha
Área: Língua Inglesa
Título: O preconceito linguístico abordado a partir de um projeto anti-bullying – Apresentadores/as: Bernardo Silveira Borges
Área: Língua Inglesa
Título: O desafio das aulas remotas e o desenvolvimento de conscientização fonológica – Apresentadores/as: Anna Carolina, Maria Victória, Selma Bittencourt
Área: Língua Inglesa
Título: Desafios, adequações e ajustes no quadro escolar em tempos de pandemia – Apresentadores/as: Nicole Cavalli, Gabriela Schramm, Ana Luiza Brasil
Área: Língua Inglesa
Título: A implementação de tecnologias digitais educacionais em aulas remotas em turmas do ensino médio da escola Edna May Cardoso – Apresentadores/as: Lara Portella, Paula G. Fernandes
Área: Língua Inglesa
Título: Oficina de Textos H.P. Lovecraft – Oficina Margarida – Apresentadores/as: Matheus Haag, Stefany Schumacher
Área: Língua Inglesa
Título: Língua, riso e preconceito – As fronteiras do Humor – Apresentadores/as: Dainara Juchniewski
Área: Língua Inglesa
Título: Relato sobre desafios de ensino na escola Júlio do Canto durante a pandemia. – Apresentadores/as: Marllyane Muratt, Thomas Wellerton
Área: Língua Inglesa
Título: Abordagens transversais de ensino nas disciplinas de Inglês como língua adicional: O papel da educação na luta contra a LGBTfobia – Apresentadores/as: Victor Noal, Jadi Maciel
Área: Língua Inglesa
Título: Realidade escolar – Edna may – Apresentadores/as: Stephanie Santos, Jullie Benicio
Área: Língua Inglesa
Título: O humor representado nas sitcoms e o bullying pela perspectiva do agressor: projeto anti-bullying. – Apresentadores/as: Barbara Fernandes
Área: Língua Inglesa
Título: O bullying sob o enfoque dos direitos humanos: projeto anti-bullying – Apresentadores/as: Barbara Fernandes
Área: Língua Inglesa
Título: Relato de Docência Compartilhada na Júlio do Canto – Apresentadores/as: Amanda Simões Teixeira
Área: Língua Inglesa
Título: Relato de Docência Compartilhada Edna May – Apresentadores/as: Rafaela Ramires
Área: Língua Inglesa
Título: Situações onde o humor e o bullying são representadas nos animes – Apresentadores/as: Emerson Gonçalves da Silva
Área: Língua Inglesa
Título: Humor em Sitcoms – Traduções de piadas em inglês para o português – Apresentadores/as: Eduarda Victória Bisognin
Área: Língua Portuguesa
Título: USO DAS CONJUNÇÕES COORDENADAS SOB UM VIÉS CRÍTICO-SOCIAL – Elaboradores/as: Júlia Rodrigues, Maximiliano de Almeida, Sonia Klein dos Santos – Apresentadores/as: Júlia Rodrigues, Maximiliano de Almeida
Área: Língua Portuguesa
Título: LETRAMENTO DIGITAL: A CRIAÇÃO DE PODCAST NO ENSINO MÉDIO – Elaboradores/as: Caroline Dillenburg Abott, Celia H. P. Della Méa, Gabriela Dias Rodrigues, Igor Silva de Lima, Ysadora Pereira Rangel – Apresentadores/as: Caroline Dillenburg Abott, Igor Silva de Lima
Área: Língua Portuguesa
Título: GÊNERO NOTÍCIA SOB A PERSPECTIVA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE ORIENTADA PELA TAXONOMIA DE BLOOM – Elaboradores/as: Eduardo Silva, Simioni Vanessa Nyland, Camila Noal Selle – Apresentadores/as: Eduardo Silva, Simioni Vanessa Nyland
Área: Língua Portuguesa
Título: FAKE NEWS E LETRAMENTO CRÍTICO – Elaboradores/as: Camila Lima Nunes, Jaqueline Ludtke, Leonardo da Silva Martins, Sonia Klein dos Santos – Apresentadores/as: Leonardo Martins, Jaqueline Ludtke
Área: Língua Portuguesa
Título: JOGO DA DISCÓRDIA – Elaboradores/as: Daniele Razeira, Fernanda Mariano Langner, Gabriela Schlesner Ehle, Victória Pontes Borgmann, Jamille Xavier – Apresentadores/as: Fernanda Mariano Langner, Gabriela Schlesner Ehle
Área: Língua Portuguesa
Título: EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS A PARTIR DE CAPACITAÇÃO OFERTADA POR PARCERIA DO PIBID LINGUA PORTUGUESA – Elaboradores/as: Gabrieli Martini, Thatiana Oliveira da Silva, Camila Noal Selle – Apresentadores/as: Gabrieli Martini, Thatiana Oliveira da Silva
Área: Língua Portuguesa
Título: ATIVIDADES ESCOLARES ESCRITAS COMO FORMA DE INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO PERÍODO PANDÊMICO – Elaboradores/as: Camila Esther Barrim Paz, Natália Kober Medeiros, Camila Noal Selle – Apresentadores/as: Camila Esther Barrim Paz, Natália Kober Medeiros
Área: Língua Portuguesa
Título: APRIMORAMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE O GÊNERO REPORTAGEM DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) – Elaboradores/as: Larissa de Andrade de Godoy, Manoela Marques Pettine, Vitoria Larsen Quaresma, Camila Noal Selle – Apresentadores/as: Manoela Marques Pettine, Vitoria Larsen Quaresma
Área: Língua Portuguesa
Título: APRESENTAÇÃO DOS PIBIDIANOS SOB UM VIÉS PAULO FREIREANO – Elaboradores/as: Gabriela Curto, Pâmela Mota, Pedro Pinheiro, Sonia Klein dos Santos – Apresentadores/as: Pedro Pinheiro
Sala 5 – EDUCAÇÃO ESPECIAL
Mais informações clicando aqui: programação
ÁREA: Educação Especial
Título: A construção do AEE dentro do contexto pandêmico na EEEM Naura Teixeira Pinheiro. – Apresentadores/as: Acadêmicas Eliandra, Isabel e Tânia
ÁREA: Educação Especial
Título: A atuação do PIBID e RP da Educação Especial na EMEF Chácara das Flores – Propostas Pedagógicas baseadas nas necessidades de apoio para a vida em sociedade – Apresentadoras: BIANCA FORTES, FRANCINE FIGUEIREDO BRUM e Beatriz Campanha dos Santos
ÁREA: Educação Especial
Título: A atuação da EEEF Marechal Rondon junto dos programas PIBID e RP na modalidade de ensino remoto – Apresentadores/as: Luísa Ferreira, Evelyn de Freitas, Romaiana Pereira e Aline Silva;
ÁREA: Educação Especial
Título: Relato de experiência PIBID/RP Augusto Ruschi: Compartilhando saberes e ideias sobre a Educação Especial e o Atendimento Educacional Especializado em um contexto pandêmico – Apresentadora: Eduarda Gelsdorf Seckler
ÁREA: Educação Especial
Grupo Pilar pensando propostas com Jogos Digitais.
Participação de: Evelin, Andriele, Roseli, Regina e Andrea
ÁREA: Educação Especial
O AEE em tempos de ensino remoto e a articulação da equipe Edy Maya como proposta de trabalho inclusiva.
Apresentação: Gilberto, Sheron e Márcia
Sala 6 – PEDAGOGIA – ALFABETIZAÇÃO
ÁREA: Pedagogia – Alfabetização – PIBID
Título: OS DESAFIOS DE UMA PROFESSORA E DAS CRIANÇAS: COMO SER PROTAGONISTA DURANTE O ENSINO REMOTO? – Apresentador/a(s): SIQUEIRA, Elisa de Lima; JACQUES, Joana Da Cas
ÁREA: Pedagogia – Alfabetização – PIBID
Título: “BOA TARDE, GALERINHA!”: RELATOS DE UM CONTATO AFETIVO COM ESTUDANTES E FAMILIARES NO ENSINO REMOTO – Apresentador/a(s): RANGEL, Madjiguene Rodrigues; ZULIANELO Raquel
ÁREA: Pedagogia – Alfabetização – PIBID
Título: A SALA DE AULA VIROU UM LINK, E AGORA? – Apresentador/a(s): PAIM, Fernanda Vicente Paim; MUSCOPE, Leticia Paiva
ÁREA: Pedagogia – Alfabetização – PIBID
Título: EDUCAÇÃO EM MEIO A PANDEMIA: QUAIS AS DIFICULDADES VIVENCIADAS? – Apresentador/a(s): ROSSI, Andréia Saidelles; SILVA, Miriane Magalhães da.
ÁREA: Pedagogia – Alfabetização – PIBID
Título: DISTÂNCIAS E DESAFIOS NA PANDEMIA: VIVÊNCIAS POSSIBILITADAS PELO PIBID – Apresentador/a(s): Carina M.; OLIVEIRA, Gabriella D.;
ÁREA: Pedagogia – Alfabetização – PIBID
Título: RELATOS DE UMA RELAÇÃO À DISTÂNCIA: AS DIFICULDADES ACERCA DA COMUNICAÇÃO ENTRE PIBIDIANOS E A TURMA DO 2º ANO DA EMEF RENATO NOCCHI ZIMMERMANN – Apresentador/a(s): SCHMIDT, Joana A; SILVA, Juan G Z; BENZ, Gracieli C;
ÁREA: Pedagogia – Alfabetização – PIBID
Título: OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO: UM OLHAR PARA UM CONTEXTO EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL – Apresentador/a(s): ARAUJO, Leticia; SILVA, Maria Julia S.;
ÁREA: Pedagogia – Alfabetização – PIBID
Título: O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS DO ENSINO REMOTO – Apresentador/a(s): RODRIGUES, Nathâni. C.; NASCIMENTO, Gisele.S.;
ÁREA: Pedagogia – Alfabetização – PIBID
Título: OS DESAFIOS DOS PROFESSORES NA ADAPTAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS VOLTADAS PARA A COMUNICAÇÃO – Apresentador/a(s): COSTA, Graziella, C.; PENHA, Melaine, S, S.
ÁREA: Pedagogia – Alfabetização – PIBID
Título: A AUSÊNCIA DE INTERAÇÃO COM AS CRIANÇAS E O TRABALHO PEDAGÓGICO – Apresentador/a(s): LUTZ, Karoline; SILVEIRA, Luiza;
ÁREA: Pedagogia – Alfabetização – PIBID
Título: O DESAFIO DA COMUNICAÇÃO NO PIBID EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID 19 – Apresentador/a(s): COUTO, Eduarda R.; GONÇALVES, Ramon S.;
ÁREA: Pedagogia – Alfabetização – PIBID
Título: A LITERACIA DIGITAL E O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES REMOTAS – Apresentador/a(s): OLIVEIRA, Renata C. de.; MOREIRA, Ana Lavínia M
Sala 7 – HISTÓRIA
ÁREA: História – RP e PIBID
Comunicação Oral de cada uma das seis escolas (20 minutos por escola) sobre as produções, abordagens e inserções no ensino remoto
Sala 8 – GEOGRAFIA
Colégio Estadual Professora Edna May Cardoso
ÁREA: Geografia – Residência
Título: O estágio curricular em Geografia antes de e com a pandemia Covid-19 – Apresentador/a(s): Amanda Alves Mathias
ÁREA: Geografia – Residência
Título: As aulas de Geografia pelo sistema remoto em tempos de pandemia Covid-19 – Apresentador/a(s): Andriele Koglin
ÁREA: Geografia – Residência
Título: As dificuldades do educador de Geografia na pandemia Covid-19 – Apresentador/a(s): Eduarda Caroline Brum
ÁREA: Geografia – Residência
Título: As aulas de Geografia pelo sistema remoto em tempos de pandemia Covid-19 – Apresentador/a(s): Joceli Gross
ÁREA: Geografia – Residência
Título: As incertezas e adaptações dos alunos do Residência Pedagógica durante a pandemia do COVID-19 – Apresentador/a(s): Laís Regina Negrini
ÁREA: Geografia – Residência
Título: As aulas de Geografia pelo sistema remoto em tempos de pandemia Covid-19 – Apresentador/a(s): Maicon Douglas
ÁREA: Geografia – Residência
Título: O estágio curricular em Geografia pelo sistema remoto em tempos de pandemia Covid-19 – Apresentador/a(s): Raíssa Ragagnin
ÁREA: Geografia – Residência
Título: As aulas de Geografia no ensino médio pelo sistema remoto em tempos de pandemia Covid-19 – Apresentador/a(s): Renata Carvalho
Escola: Escola Estadual de Ensino Médio Santa Marta
ÁREA: Geografia – Residência
Título: Relato sobre a relação Aluno X Professor no contexto remoto de aulas assíncronas – Apresentador/a(s): Eduarda de Freitas Sardi
ÁREA: Geografia – Residência
Título: Relato de práticas no 8 ano da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Marta – Apresentador/a(s): Francisco Augusto Altermann
ÁREA: Geografia – Residência
Título: Relatos de práticas pedagógicas do estágio curricular em tempos de pandemia covid-19 – Apresentador/a(s): Diego Oliveira Aguiar
ÁREA: Geografia – Residência
Título: Relatos de práticas pedagógicas durante a pandemia covid-19 – Apresentador/a(s): Leonardo Berté Nunes
ÁREA: Geografia – Residência
Título: Relatos de práticas pedagógicas do 7º ano do EF, durante a pandemia Covid-19 – Apresentador/a(s): Raphaela Brum dos Santos
ÁREA: Geografia – Residência
Título: O ensino da EJA de Geografia: os desafios frente a política do ensino remoto em tempos de pandemia Covid-19 – Apresentador/a(s): Daniel Lucas Balin e Adriel Penteado Feltrin
ÁREA: Geografia – Residência
Título: A expectativa da devolutiva da aula pela “folhinha” do 6º ano do ensino fundamental, estagio curricular em tempos de pandemia covid – 19 – Apresentador/a(s): Raquel Machado de Oliveira
Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena
ÁREA: Geografia – Residência
Título: Dificuldades de interação com os alunos do 9º do ensino fundamental na plataforma Google meet – Apresentador/a(s): Fabiano dal’ongaro e Thomas Binder
ÁREA: Geografia – Residência
Título: Como ensinar e educar em tempos de pandemia Covid-19 – Apresentador/a(s): Lisiane Moraes e Marta Fischer
ÁREA: Geografia – Residência
Título: Conceitos cartográficos introduzidos no 6º ano do ensino fundamental em ambiente remoto – Apresentador/a(s): Lucas Cagliari Grando e Larissa Bassan
ÁREA: Geografia – Residência
Título: Vivências pedagógicas e os desafios do ensino remoto no ensino fundamental – Apresentador/a(s): Igor Barros Silva e Adriani Dias da Silva
Sala 9 – MATEMÁTICA
Área: Matemática
Título: Pibid Matemática: Representações de bolsistas da escola Lourenço Dalla Corte em eventos científicos – Apresentadores: Marielle dos Santos e Samuel Campos
Área: Matemática
Título: Atuação dos pibidianos do curso de matemática da ufsm em tempos de
pandemia – Autores: Renata Carolina Mayer Metz, Daiana Hasselmann de Oliveira, Gustavo Graeber Stefani, Willian Zuchetto, Helga de Mattos Pasinato e Fabiane Cristina Hopner Noguti.
Área: Matemática
Título: Proposta colaborativa entre diferentes áreas de ensino: ênfase em geometria plana e espacial – Apresentadores: Ana Clara Fidler Rios, Anderson Mateus Souza de Moura, João Ygor Dias Cardoso, Otávio Augusto Duarte Freitas
Titulo: 100 anos Paulo Freire
Apresentadora: Anelise Militz Pereira (PIBID GT Escola Érico Veríssimo)
Título: Princípios da pedagogia libertária.
Apresentador: Willian Xavier Lopes
Título: Educação do campo – permanência do jovem no campo
Apresentadora: Angela Pauletti
A apresentação consiste em um breve resumo trazendo os principais tópicos trabalhados na pesquisa, numa perspectiva histórica, regional além de trazer reflexões sobre o ensino de filosofia neste ambiente.
Título: “Ferramentas que facilitem o processo de ensino da filosofia”.
Apresentador: Gilberto Rodrigues da Silva.
Título: O PIBID FILOSOFIA NA ESCOLA EDNA MAY CARDOSO.
RELATO DAS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO REMOTO .
AUTORES: RENÉ FELIX GARCIA NETO, VIVIAN MACHADO DA SILVA, EDUARDO LUIS SCHMITZHAUS, RAFAEL RODRIGUES DA SILVA, CAROLINE FRIESS BRAGA
LUCAS FERNANDO DE MATOS MOREIRA
Título: Café Filosófico
Autores: Vitória sauzem e Maria Kuntzler, e os co autores são os integrantes do grupo: Diogo Gancine,Gabriel Christino, Katiuscia da costa Espinosa, Kelli Brittes, Lucas Comoretto e Sabrina Freitas
Título: Relato sobre as atividades que vem sendo realizadas no grupo de trabalho Érico Veríssimo.
Participantes: Bruna Rodrigues
Resumo: Será apresentado um breve relato a respeito das atividades que foram, e estão sendo desenvolvidas no grupo de trabalho dos pibidianos que estão atuando na escola Érico Veríssimo. Devido às condições presentes os membros grupo se encontram virtualmente uma vez na semana para debater, estudar e analisar questões acerca da educação e do ensino de filosofia. Dentre as atividades desenvolvidas tivemos: exposições de ferramentas virtuais que facilitam o acesso ao aluno de forma remota, apresentação do currículo lattes, ensino de diferentes plataformas de qualidade para realização de colheita de dados para a pesquisa
acadêmica, estudo do livro Pedagogia do Oprimido e também apresentações sobre temas diversos. Este relato pretende compartilhar o conteúdo destas atividades.
Sala 11- PIBID-Biologia/RP-Física
Tarde: 14h00min – 17h00min
Inscrição no formulário: https://forms.gle/dNrjy8D3DvKmvCxk6
Título: Desafios enfrentados pelas equipes das escolas no ensino remoto. (Dificuldade de atendimento dos alunos da Educação Básica e a inserção dos pibidianos e residentes).
1) RP-Física
1.1 Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Walter Jobim
Preceptor: Prof. Jardel Antonio Guidolin
Residentes: Ana Caroline de Carvalho; Anderson da Silva Furlan; Daniel Ferreira Gomes; João Gabriel Fiorentin; Lucas Henrique Bubanz; Marcos Antonio da Silva Räder; Rodrigo Redin Mack; Taís Mello de Mattos; Daniel de Moraes Becker; Laíza Sturza Loy.
1.2 Instituto Estadual Padre Caetano
Preceptora: Profa. Paola Jardim Cauduro
Residentes: Bruno Prates da Silva; Douglas Teixeira Fabrício; Larissa Sihe Oliveira; Lucas Dellinghausen Saccol; Luigi Schacker; Paloma Pauli; Rodrigo de Oliveira; Vivian Eduarda de Campos; Juliano Streb Domingues.
1.3 Colégio Estadual Manoel Ribas
Preceptora: Profa. Cristiane Feltrin Cavalin
Residentes: Arthur Rocha de Araújo e Santos; Denrlei Machado da Silva; Letícia Mariano da Silva; Lucas Carvalho Pacheco; Pedro Ravalha Lorenzoni; Sabrina Elias; Samuel Mateus Meyer; Saulo Roberto Bastos Costa Júnior; Luiz Fernando Pereira; Matheus Henrique Thomas Becker.
2) PIBID-Biologia
2.1 Escola Est Ens Med Venina Palma
Supervisora: Profa. Adriane Paim
BID: Ariel Morais, Cleiton Fortes, Douglas Kaipper, Eduard Pretto, Giliane Desotti, Giovana Martins, Karen Roeder , Ketlin Moura
2.2 Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato – Escola Agrícola
Supervisora: Profa. Dulcinéia da Costa Michel
BID: Alaína Sulzbaker, Alissa Corneau, Ana Lúcia Metzger, Gustavo de Carvalho, Joelma Corneau, Laura de Godoy, Samara Alves e Vivian Nazario
2.3 Escola Estadual Cacique Neenguiru
Supervisora: Profa. Cleide P. Brizolla Cenci
BID: Angela de Almeida Garzão, Alessandra Negrini, Graciela Sabino Bueno, Hellen Amaral, Thuani Bueno, Jenifer Borges, Lisandra Tainá Spohr e Mayara Lazari de Oliveira.
Oficinas 09/07/2021
1º horário – 8h30-10h30
Área: Dança
Título: Dança na escola
Resumo: A oficina pretende apresentar propostas de dança na escola que possam realizadas remotamente. As atividades têm sido realizadas pelo PIBID em contextos diversos
Ministrantes: Ana Rafaela Martins, Guilherme Mesquita e Amanda Soares
Número de vagas: 20
Área: Artes Visuais
Título: Arte, Raça e Educação: atravessamentos
Propositor: Igor Carvalho da Rosa
Número de Vagas: 15
Resumo: Oficina expositiva explorando questões raciais como a representação de negros na historia das artes e na educação brasileira
Título: Ensino remoto interativo de Artes Visuais: procedimentos entre imagens e tecnologias, propostas colaborativas imersivas/interativas.
Propositor: Matheus Moreno dos Santos Camargo.
Área: Biologia – PIBID
OFICINA: “Imagens ao ensinar ciências: Por que, para que, para quem e como empregar?” – Resumo: Pautada nos obstáculos epistemológicos evidenciados por Gaston Bachelard, esta oficina visa provocar reflexões acerca dos recursos imagéticos empregados nas aulas de Ciências e Biologia, assim como fornecer subsídios para que os professores e licenciandos possam utilizá-las da melhor forma possível, com cautela e de forma crítica
Ministrante: Profa. Mestre Laura Oestreich
Público: 28 pibidianos biologia, 30 residentes física e 10 vagas biologia licenciatura Palmeira das Missões
Áreas: Português e Inglês – PIBID
Título: Aspectos de produção e percepção no ensino de línguas
Resumo: A oficina tem por intuito refletir sobre o papel das habilidades que envolvem a produção e a percepção de sons no âmbito da linguagem, especialmente acerca do ensino e do aprendizado de língua materna e de língua adicional. A consciência fonológica, contando com o suporte de nossa experiência de falantes que mobilizam voz e escuta em língua materna, auxilia no processo de percepção auditiva e de produção oral, mas também proporciona uma reflexão sobre a escrita, sendo parte da organização das relações entre forma e sentido na(s) língua(s)
Ministrantes: Bianca Czarnobai De Jorge: Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestre em Estudos da Linguagem pela UFRGS; Bacharel em Letras Inglês-Português pela UFRGS. Carolina Riter: Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019); Residente em Saúde Coletiva pela Escola de Saúde Pública/RS (2021). Victória Barbosa: Graduanda em Letras Licenciatura Inglês-Português pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Número de vagas: 100
Área: Educação Especial – PIBID e RP
Título: RELATOS DE EXPERIÊNCIA SOBRE SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA NA ESCOLA
Resumo: A Oficina sobre os Serviços de Emergência na escola, tem como propósito compartilhar as experiências desenvolvidas pelas acadêmicas da Educação Especial do PIBID e Residência Pedagógica da UFSM, junto a uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Santa Maria. As atividades foram desenvolvidas com duas alunas incluídas de uma turma do 8º ano e 3º ano do ensino fundamental. O trabalho sobre a temática dos Serviços de Emergência, teve como objetivo auxiliar os alunos a comunicar problemas de saúde, identificar evitar acidentes domésticos e resolver situações de emergência, sabendo agir e que serviço acionar em cada situação. As atividades foram organizadas de forma lúdica, informativa, envolvendo as habilidades escolares.
Ministrantes: PRECEPTORA: JALUZA DUARTE. ACADÊMICAS: FLAVIA DE MIRANDA, BEATRIZ CAMPANHA DOS SANTOS, MARCIELI ILHA, BIANCA FORTES, FRANCINE FIGUEIREDO BRUM, LAISE FURTADO, BRUNA ALESSANDRA DOMINGUES.
20 vagas
Área: Educação Física – PIBID
Título: Ritmo e Movimento
Ministrantes: Vitor Molina; Flavio Roberto; Alessandro Dierings; Vinícius Soares; Felipe Machado; Guilherme Sperotto; Giane Lara
Área: Filosofia – Residência Pedagógica
Título: Da academia aos memes: como capturar a atenção dos alunos no ensino online
Ministrantes: Matheus Diesel Werberich, Emiliano Kelm Duet Chagas, Wellington Monteiro, Luiza Moscato Soares, Lucas Petermann Melchior, Arthur César Daniel
Resumo: No ensino remoto, educadores precisam frequentemente competir pela atenção dos alunos com as redes sociais, por isso torna-se necessário pensar como devemos apresentar um conteúdo acadêmico de modo a capturar a atenção de nativos digitais. Nesta oficina apresentaremos algumas metodologias que podem ser úteis para educadores, especialmente no ensino de humanidades.
Área: Pedagogia – Alfabetização – PIBID
Título: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E OS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO: O QUE PODEMOS APRENDER NO E COM O MUNDO DA LEITURA?
Ministrantes: Supervisora: Caroline da Silva dos Santos; Bolsista: Eduarda Ramos de Couto; Bolsista: Fernanda Vicente Paim; Bolsista: Joana da Cas Jacques; Bolsista: Madjiguene Rodrigues Rangel; Bolsista: Raquel Zulianelo
Resumo: Essa oficina tem o objetivo de propor um momento dialógico, no que se refere à contação de histórias e os processos de alfabetização. Acreditamos na leitura, nas contações, nas trocas como potentes impulsionadores dos processos que envolvem a leitura e a escrita. Ao pensar nessa propositiva vamos nos colocar a pensar nos processos que emergem das contações, na importância de diferentes literaturas e na construção de objetos que possam servir como suporte prático e lúdico.
Vagas: 40
Área: Geografia – Residência Pedagógica
Título: GEOEDUCAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE GEOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ministrantes: EDUARDA CAROLINE BRUM
Resumo: A geoeducação, de acordo com grandes estudiosos da área como Brilha e Borba busca qualificar e aperfeiçoar o ensino formal e não formal nas áreas relacionadas à geologia, através da utilização de exemplos locais para despertar a curiosidade e o orgulho de crianças, jovens e adultos. Nesse sentido, a oficina “Geoeducação e a importância do ensino de geologia na educação básica” buscará apresentar aplicações desta área, bem como ideias de materiais didáticos a serem utilizados na disciplina de ciências e geografia.Nesse sentido, ressalta-se que a geologia é a ciência da terra, compreendendo o estudo de diversos conteúdos que chamam atenção do educando, como o vulcanismo e o tectonismo, além do estudo das rochas e minerais. Portanto, todos nós educadores sabemos da importância da manipulação de materiais pelos educandos, sendo assim, busca-se compartilhar experiências e aplicações no ensino de geologia.
Área: Matemática – Pibid e RP
Título: Ferramentas Digitais para o Ensino da Matemática
Ministrante: Profª Dra. Patrícia Pujól Goulart Carpes UNIPAMPA Itaqui – RS
Área: Filosofia – PIBID – Residência Pedagógica
Título: Filósofos em Tempo de Pandemia
Ministrantes: Diogo Madeira Gancine, Gabriel Christino Borges, Katiuscia da Costa Espinosa, Keli Padilha Brites, Lucas Comoretto da Silva, Maria Eduarda Dalla Costa Kuntzler, Sabrina de Oliveira Farias, Sofia Helena Weiland, Vitória Albert Sauzem. Professor supervisor: Leonardo Damaceno
Resumo: Desde que começou a pandemia, qual foi a coisa mais criativa que você presenciou numa chamada de vídeo? Em um cenário tão atípico, o GT Escola Maria Rocha, do PIBID – Filosofia da UFSM, sentiu a necessidade de reinventar as atividades que agora são tão comuns nas chamadas de vídeo, fugindo dos tradicionais compartilhamentos de textos e slides nas telas. Mas então, o que esse grupo fez de diferente? Ao trabalhar a questão da linguagem no ensino de filosofia, esse grupo não fez nada menos que um teatro virtual. Isso mesmo, um teatro. Cada um na sua casa, com seu próprio cenário, onde se representará algumas das principais figuras da história da filosofia e como se posicionariam a respeito da pandemia. Assim, o grupo buscou uma ferramenta tão antiga que é o teatro e o adaptou ao que há de mais contemporâneo, isto é, os encontros virtuais.
2º horário – 10h30-12h30
Área: Artes Visuais
Título: Gênero e Educação: a potência educativa das Imagens para pensar sexualidades
Resumo: Introdução à temática trazendo conceitos de gênero e sexualidade no âmbito educacional e discussão sobre imagens (cenas de filmes, séries, memes etc.) que potencializam o debate
Propositor: Lucas de Bárbara Wendt
Número de vagas: 20
Área: Biologia – PIBID
Título: “OFICINA DE PRODUÇÃO E EDIÇÃO DE VÍDEO: técnicas para serem aplicadas no ensino remoto”
Resumo: Em tempos de ensino remoto, se faz necessário o uso de diferentes metodologias de ensino, de modo a tornar o processo mais atrativo e menos abstrato. Dessa forma, professores e, até mesmo alunos, têm recorrido ao uso de plataformas de vídeos para a criação de conteúdos mais interativos e ilustrativos. Entretanto, percebe-se a enorme dificuldade encontrada na criação desses materiais. Dessa forma, a tem como proposta auxiliar neste uso de ferramentas digitais.
Ministrantes:
Pibidiano Cleiton Barboza Fortes Oliveira (Escola Est Ens Med Venina Palma)
Pibidiana Alaína Sulzbaker (Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato – Escola Agrícola)
Pibidiana Lisandra Taina Spohr (Escola Estadual Cacique Neenguiru)
Público: para pibidianos e docentes do núcleo da Biologia – 25 vagas
Área: Educação Especial – PIBID/RP
Título: Produzindo vídeos acessíveis com narração de histórias para o ensino remoto.
Resumo: A oficina tem o objetivo de mostrar como produzir vídeos acessíveis para contação de histórias utilizando os aplicativos Zoom Meetings e PDF FlipBook Viewer de forma gratuita. A ideia partiu das acadêmicas participantes do projeto em conjunto com a preceptora nos planejamentos das atividades para os estudantes. Os vídeos contam com tradução em LIBRAS e audiodescrição das imagens, tornando o recurso acessível para a maioria dos estudantes.
Ministrante: Acadêmica Brunna De Oliveira Lopes Baldez
20 vagas
Área: Educação Física – Residência Pedagógica
Título: Jogos na Educação: Possibilidades no ambiente virtual
Coordenadores: Ana Júlia Moraes Saccol, João Vitor Zibell, Mathias Thiago Baruffi Ribeiro, Mariane da Silva Brandão e Carlos Alberto Borin Júnior.
Área: Filosofia – Residência Pedagógica
Título: Filósofos em Tempo de Pandemia
Ministrantes: Diogo Madeira Gancine, Gabriel Christino Borges, Katiuscia da Costa Espinosa, Keli Padilha Brites, Lucas Comoretto da Silva, Maria Eduarda Dalla Costa Kuntzler, Sabrina de Oliveira Farias, Sofia Helena Weiland, Vitória Albert Sauzem. Professor supervisor: Leonardo Damaceno
Resumo: Desde que começou a pandemia, qual foi a coisa mais criativa que você presenciou numa chamada de vídeo? Em um cenário tão atípico, o GT Escola Maria Rocha, do PIBID – Filosofia da UFSM, sentiu a necessidade de reinventar as atividades que agora são tão comuns nas chamadas de vídeo, fugindo dos tradicionais compartilhamentos de textos e slides nas telas. Mas então, o que esse grupo fez de diferente? Ao trabalhar a questão da linguagem no ensino de filosofia, esse grupo não fez nada menos que um teatro virtual. Isso mesmo, um teatro. Cada um na sua casa, com seu próprio cenário, onde se representará algumas das principais figuras da história da filosofia e como se posicionariam a respeito da pandemia. Assim, o grupo buscou uma ferramenta tão antiga que é o teatro e o adaptou ao que há de mais contemporâneo, isto é, os encontros virtuais.
Área: Geografia – Residência Pedagógica
Título: Mapeamento Colaborativo: uma ferramenta didática
Ministrantes: FRANCISCO AUGUSTO ALTERMANN e THOMAS BINDER
Resumo: O Mapeamento Colaborativo consiste em compartilhar informações entre usuários da plataforma com intuito de levantar dados de utilidade pública, podendo ser uma ótima ferramenta didática para o ensino básico.
Área: Matemática – Pibid e RP
Título: Tudo o que você sempre quis saber sobre o Ensino Remoto mas tinha medo (ou não) de perguntar
Ministrantes: Profª Dra. Regina Elhers Bathelt – Centro de Educação – UFSM
Área: Física – PIBID
TÍTULO: Ferramentas digitais e desafios no ensino remoto: articulações no RP-Física
TEMA: Contextualização e identificação das dificuldades no ensino remoto. As formas encontradas pelo RP-Física para contorná-las. Seleção de ferramentas computacionais. As três escolas vão apresentar a organização dos canais no youtube. Discussão e encerramento.
MINISTRANTES: Bruno Prates da Silva; Lucas Henrique Bubanz; Pedro Ravalha Lorenzoni; Rodrigo Redin Mack.
PÚBLICO: RP-Física