ESTUDOS CULTURAIS E AUDIOVISUALIDADES
Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade
Apresentação
Este GP tem como pressuposto a compreensão da cultura como uma esfera de sentido que unifica os setores da produção e das relações sociais e pessoais. Tal visão se ampara no viés teórico-metodológico interdisciplinar que caracteriza os Estudos Culturais, cuja utilização, mais das vezes de caráter qualitativo e empírico, vem operacionalizando o diálogo entre as estratégias de produção e o consumo cultural. As pesquisas deste grupo trazem em seu bojo estudos sobre os produtos midiáticos na contemporaneidade globalizada, (re)elaborando simbolicamente questões étnicas, de gênero e sexualidade, identidades culturais, além de investigações sobre consumo, recepção, circulação e produção de sentidos, especialmente, mas não exclusivamente, no âmbito cultural dos processos audiovisuais. Também são trazidas temáticas que envolvam territórios cotejados à perspectiva do desenvolvimento e à valorização de seus patrimônios.
DESTAQUES
GP Estudos Culturais e Audiovisualidades lança obra na 50ª Feira do Livro de Santa Maria
O Grupo de Pesquisa Estudos Culturais e Audiovisualidades lançou o livro “Estudos Culturais, Comunicação e Patrimônio Cultural” na 50ª Feira do Livro de Santa Maria. A obra foi organizada por Flavi Ferreira Lisboa Filho, professor e Pró-Reitor de Extensão da UFSM, e por Luciomar de Carvalho, pós-doutorando do Poscom/UFSM. O livro apresenta um conjunto de 24 produções dos integrantes do Grupo de Pesquisa Estudos Culturais e Audiovisualidades, coordenado pelo professor Dr. Flavi Filho. Dividido em quatro partes, possui 13 textos em “Comunicação e suas Interfaces”, cinco em “Patrimônio Cultural e Identidades”, cinco em “Esforços Investigativos em Andamento” e um em “Uma Proposta de Protocolo de Pesquisa”.
A publicação celebra a trajetória de dez anos de existência do GP e comemora a construção coletiva do conhecimento e da ciência. Durante esse período, os integrantes produziram, no campo da Comunicação e do Patrimônio Cultural, pelo viés dos Estudos Culturais, quatro teses, 26 dissertações, quatro especializações, 41 trabalhos de conclusão de curso em graduação e 13 em iniciação científica. Atualmente, o grupo reúne, em formação, dois supervisionados de pós-doutorado, sete em doutorado, três em mestrado e um em iniciação científica.
O livro está disponível gratuitamente em versão digital no Manancial – Repositório Digital da UFSM.
Projeto de Extensão “Geoparques Quarta Colônia e Caçapava” recebe destaque da APUSM
A Associação dos Professores da UFSM – APUSM reconheceu os profissionais exemplares e práticas acadêmicas de destaque em 2023, com ênfase nos projetos de extensão. O Projeto “Geoparques Quarta Colônia e Caçapava”, coordenado pelo Professor Dr. Flavi Ferreira Lisboa Filho, da Universidade Federal de Santa Maria, foi destaque de extensão.
A iniciativa dos Geoparques da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tem se revelado um projeto estratégico de desenvolvimento regional de impacto mundial. O Professor Doutor Flavi Ferreira Lisboa Filho é o coordenador dos projetos tanto na Quarta Colônia, formada por nove municípios, quanto em Caçapava do Sul. Os dois territórios receberam em 2023 a certificação da UNESCO e passaram a integrar a Rede de Geoparques Mundiais, que, hoje, conta com 195 localizações em 48 países, sendo cinco no Brasil.
Confira a matéria na íntegra no informativo nº 49 da APUSM: https://apusm.com.br/informativos/detalhes/informativo-apusm—edicao-49