Apresentação
O curso de Eletrônica Industrial está localizado em Campus Camobi – UFSM na modalidade Tecnológico – Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de DOUGLAS CAMPONOGARA e a coordenação substituta de RODRIGO VARELLA TAMBARA.
O curso é ofertado em período Semestral, sendo 6 o número de períodos indicados para sua conclusão.
Reconhecido pela Portaria n. 891/2022/MEC, publicada no DOU, de 21/09/2022.
Descrição
O curso de Eletrônica Industrial da UFSM visa à formação de um profissional que esteja apto a atuar na indústria, comercio ou no setor de serviços. Nestes setores o egresso do curso poderá atuar em empresas ou instituições públicas ou privadas, de todos os portes, nas principais áreas industriais: eletrônica, elétrica, gráfica, têxtil, química, metalurgia e de informática.
Perfil do Egresso
O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Eletrônica Industrial estará apto para produzir e aplicar os conhecimentos científicos e tecnológicos voltados para sistemas eletroeletrônicos industriais. Através de conhecimentos adquiridos, também poderá empreender e gerenciar o seu próprio negócio voltado à indústria, comércio ou serviço. Além disso, o profissional poderá prosseguir seus estudos em cursos de Pós-Graduação no Brasil ou no exterior, nos níveis de mestrado e doutorado. Ao concluir o curso, o egresso deverá ser capaz de:
Analisar, projetar e implementar sistemas eletroeletrônicos industriais;
Desenvolver atividades relacionadas à eletrônica na indústria da manufatura e de processos;
Construir protótipos de sistemas eletroeletrônicos industriais;
Realizar manutenção de produtos e sistemas eletrônicos;
- Aplicar normas técnicas de saúde e segurança no trabalho e de controle de qualidade no processo industrial;
- Desenvolver procedimentos que garantam administração eficiente dos recursos disponíveis;
Aplicar alternativas técnicas com vista à solução de problemas e à modernização de tecnologias ligadas à eletrônica industrial;
Atualizar, renovar e aprofundar os conhecimentos relativos à sua área e campo de atuação;
Comunicar-se adequadamente, nas formas escrita, oral e gráfica;
Atuar em equipe com a perspectiva de solucionar problemas e tomar decisões;
Avaliar o impacto das atividades de tecnologia no contexto social e ambiental;
Coordenar e desenvolver equipes de trabalho que atuem na instalação, na produção e na manutenção, aplicando métodos e técnicas de gestão administrativa e de pessoas;
Planejar, elaborar e supervisionar projetos e serviços.
Galeria de Imagens
Outras Informações:
Curso Superior de Tecnologia em Eletrônica Industrial, destaca-se como área de atuação em empresas de manufatura, de consultoria e assessoria, de assistência técnica, de manutenção e venda de equipamentos eletroeletrônicos, de instrução técnica, de informática, montadoras automobilísticas e de veículos de combate do exército brasileiro, de automação industrial e nos ambientes de produção, manutenção, laboratórios e centros de desenvolvimento e pesquisa.
O egresso do curso também deverá ter desenvolvido competências profissionais para desempenhar cargos e funções diversas, inclusive na área de empreendedorismo com a abertura de sua própria empresa ou na área de gerência de projeto ou produção de produtos. Poderá continuar sua formação acadêmica nos programas de Pós-Graduação, ao ingressar nos cursos de especialização ou mestrado, e terá a oportunidade de participar dos grupos de pesquisa do CTISM e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UFSM como pesquisador contratado para o desenvolvimento de projetos.
Ao considerar a inserção regional e social da Universidade Federal de Santa Maria, a automação industrial, a agricultura de precisão, a pecuária de precisão e a eletrônica embarcada em máquinas e implementos agrícolas são áreas de atuação que estão carentes de profissionais. Desta forma, o Curso Superior de Tecnologia em Eletrônica Industrial contribuirá para a formação de profissionais na área tecnológica para atuar na região central do estado.
A estrutura curricular do curso foi concebida de forma a contemplar também a atuação do profissional em empresas de outras regiões na área petroquímica, farmacêutica, alimentícia, de automação residencial e industrial, de telecomunicação e de produção de máquinas e motores elétricos, considerando as necessidades dessas regiões e a grande capacidade de absorção dos egressos de cursos da área de eletrônica.